SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
20/04/2018

Levantamento do Kantar Ibope Media mostra evolução do Rádio no investimento de mídias

Levantamento do Kantar Ibope Media mostra evolução do Rádio no investimento de mídias
20/04/2018

O Kantar Ibope Media divulgou nesta terça-feira (17) o seu relatório “Retrospectiva e Perspectiva 2017”. O levantamento mostra que o Rádio concentrou 4% da verba destinada para compra de mídia. O meio também teve aumento das regiões de monitoramento, com a entrada de novas praças, como Florianópolis, Goiânia e Vitória.

Segundo o levantamento do instituto, o período de monitoramento diário foi ampliado de 12 para 16 horas por dia, o que contribuiu para um crescimento de 24%. A contribuição dos novos mercados e a ampliação no período de coleta representam 19% do crescimento total. Vale ressaltar que o Kantar Ibope Media monitora o Rádio em 13 regiões, com 105 emissoras.

As categorias de produtos que mais investiram em Rádio foram a de Eventos Sociais e Culturais, Campanhas Públicas, Super Hipermercados e Atacadistas, Ensino Escolar e Universitário e Outros Serviços ao Consumidor. As cinco categorias foram responsáveis por 25% de todo o investimento realizado em Rádio, em valores publicitários brutos

Entre os 10 setores que mais investiram em mídia em 2017, que representam mais de 80% de toda a atividade publicitária no último ano, apenas os setores de Comércio, Automotivo e o de Bebidas apresentaram retração em seus números, de 1%, 10% e 4% respectivamente. A liderança entre os setores continua sendo ocupada pelo setor de Comércio, que representa 18% do total da compra de espaço publicitário realizada no Brasil em 2017.

No setor de Serviços ao Consumidor, com 9% de crescimento no período, destaque para o desempenho das categorias de Ensino Escolar e Universitário, Vitrines Virtuais e de Serviços deSaúde. Em Higiene Pessoal e Beleza, além das categorias de Higiene Bucal e de Shampoo e Condicionador, a de Colônias e Perfumes também apresentou um crescimento expressivo no período, de 31% em valores publicitários brutos

A Kantar IBOPE Media monitora os investimentos das marcas aplicados nos principais veículos de comunicação do país, disponibilizando o total das verbas destinadas à publicidade em TV aberta, TV por assinatura, rádio, cinema, revista, jornal, out-of-home, e formatos display e search de internet. São registradas todas as peças encontradas nos meios monitorados. Os valores publicitários reportados têm como base a tabela de preço dos veículos presentes na cobertura, desconsiderando descontos ou qualquer negociação envolvida entre as partes.

Fonte: Tudo Rádio, com informações do Kantar Ibope Media.

Artigo anteriorMovimento liderado por entidades de radiodifusão de SC, PR e RS é lançado em BrasíliaPróximo artigo Bancada federal catarinense prestigia lançamento do G-Sul em Brasília

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp