O Brasil virou o ano com 930 estações em operação no FM que foram originadas na faixa AM. Segundo o levantamento realizado pelo tudoradio.com, que mapeia as migrantes AM-FM já em operação, esse número foi alcançado ainda em dezembro, mas ele pode mudar nas próximas horas. A última estação catalogada e mapeada pelo sistema Dials AM/FM tudoradio.com foi no interior do Amazonas, e a reta final de 2022 deu uma mexida em dials FMs de áreas com alta densidade populacional, como a Grande São Paulo, Região de Ribeirão Preto (SP) e a Serra Gaúcha, envolvendo canais em FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e também eFM (estendido, entre 76.1 FM e 87.3 FM). Acompanhe:
O estado de São Paulo segue com o maior número de migrantes AM-FM mapeadas pelo sistema Dials AM/FM tudoradio.com, com suas respectivas coberturas em FM já conhecidas e catalogadas, totalizando 128 estações. As últimas entradas por lá ocorreram na Grande São Paulo (através da Vibe Mundial FM 83.1, concessão originada em Santa Isabel), Região de Ribeirão Preto (Cultura FM 90.1 de Monte Alto) e Sorocaba (Class FM 80.1). Também há a iminente entrada da Rádio Bragança FM 79.7 de Bragança Paulista.
O Paraná, que desde o início do processo tem apresentado um ritmo de expansão da migração AM-FM acima da média em relação aos demais estados, registrou mais três migrantes ativas em FM. Foram elas: Massa FM 104.5 de Toledo, Rádio Cidade Pato Branco FM 99.9 de Pato Branco e Rádio Club FM 101.5 de Faxinal, totalizando 118 estações no levantamento.
Minas Gerais contou com mais duas migrantes AM-FM ativas, totalizando 105 estações. Em dezembro foram percebidas no ar as estações Rádio Itabira FM 91.9 de Itabira e também a Rádio Difusora Bondespachense FM 91.1 de Bom Despacho.
Novamente no sul, o Rio Grande do Sul contou com um dezembro movimentado, com a estreia da Rádio Sarandi FM 103.3 de Sarandi, o início da transmissão experimental da Rádio Cidade Gospel FM 82.9 de Caxias do Sul e também da Rádio Cultura FM 103.1 de Arvorezinha, totalizando 84 estações mapeadas pelo levantamento.
Também foi destaque a entrada no ar da Rádio Difusora Goiânia FM 95.5 de Goiânia (GO), ampliando a presença de migrantes AM-FM no dial FM convencional da capital goiana. A estação iniciou sua operação experimental em dezembro e oficializou a entrada no dial no mesmo mês, mas estreou nova grade agora em janeiro.
O último registro de 2022 foi em Manicoré (Amazonas), através da emissora Rio Madeira FM 91.1. Também ocorreram as estradas das emissoras Rádio Santa Cruz FM 98.3 de Santa Cruz (RN), Rádio Frequência FM 94.7 de Garopaba (SC), FM Patú News FM 92.9 de Senador Pompeu (CE), entre outras.
Não é só o início da transmissão em FM que conta
Várias migrantes AM-FM já ativas no dial FM têm registrado mudanças importantes nos últimos meses, sejam trocas de projetos, estreias oficiais e até mudanças de porte técnico. Um exemplo é a João Pessoa FM 97.7 de João Pessoa (PB), que iniciou sua transmissão experimental no final de novembro e vai concretizar sua estreia oficial a partir da próxima segunda-feira (9).
Entre as novas FMs de porte técnico alterados, estão migrantes AM-FM como a Rádio Jornal FM 107.1 de Indaiatuba (SP), que foi de C para A4, ou seja, a estação passou a ter cobertura regional de sinal na Grande Campinas e arredores, fato constatado pelo Mapa da Atualização neste domingo (8).
Sobre estreias e trocas de programação, a Massa FM está envolvida em dois casos recentes no Paraná: a até então Rádio Integração AM de Toledo efetivou sua ida para o FM e já virou uma afiliada da rede, passando a se identificar como Massa FM 104.5. No norte do estado, o mercado acompanhou a implantação final da Massa FM 88.1 de Mandaguari (PR), apresentada como “Massa FM Guairacá”, alusiva à antiga Rádio Guairacá AM.
Fonte: Tudo Rádio.