Durante a pandemia da Covid-19 o mercado norte-americano previa um encolhimento na liderança do rádio AM/FM com relação a “áudio com anúncios” em razão das plataformas de streaming. O site tudoradio.com já defendia que o rádio AM/FM materia-se líder isolado em participação entre todas as plataforma de áudio que são suportadas por anúncios, ou seja, que há publicidade executada em seu conteúdo de áudio. O mais recente levantamento Share of Ear, da Edison Research, que foi detalhado pela norte-americana Westwood One, corrobora o pautado pelo tudoradio.com, o fortalecimento da liderança do rádio AM/FM no que tange a áudio com publicidade.
“Áudio suportado por anúncios” é algo fundamental para qualquer estratégia publicitária que envolva o áudio e é importante que o mercado entenda o tamanho do rádio nesse quesito. E, segundo reportagem repercutida pelo portal Inside Radio, a pesquisa feita pela Edison Research mostrou que a participação combinada do Pandora e do Spotify suportados por anúncios, principais serviços de streaming de áudio nos EUA, está baixa ou estável. Dados com base no quarto trimestre de 2021.
Alguns recortes importantes: segundo a Westwood One, a mudança mais significativa foi entre o público consumidor de 18 a 34 anos, onde essa participação combinada de Pandora e do Spotify suportados por anúncios caiu de 23% para 17%. A análise feita pela empresa mostrou também que a participação de Pandora no tempo de áudio gasto com suporte de anúncios diminuiu 47% desde o quarto trimestre de 2016, de 7,1% para 3,8%, enquanto a participação do Spotify com suporte de anúncios permaneceu em 1,6%.
“O Pandora está entrando em colapso – eles têm sofrido uma erosão constante nos últimos cinco anos ou mais, e o Spotify suportado por anúncios é pequeno e nunca cresce”, diz Pierre Bouvard, diretor de insights da Cumulus Media/Westwood One. No caso do Spotify, é notado um esforço da plataforma para concentrar seu consumo em planos pagos (assinaturas), ou seja, sem a execução de publicidade em seu conteúdo, o que acaba tornando o player nada atrativo para a publicidade.
Considerando todo o cenário de consumo de áudio, incluindo streaming suportado e sem anúncios, o rádio AM/FM domina com 40% do bolo, seguido pela música no YouTube com 12%.
E o consumo de plataformas de streaming como o Spotify tem tirado espaços da “propriedade de música”, ou seja, quem está perdendo terreno de consumo para elas são mídias como faixas digitais (MP3), CDs ou vinil
E, segundo a análise da Westwood One em relação aos dados do Share of Ear, houve um crescimento nas escutas de streaming de rádio AM/FM, de 8% no quarto trimestre de 2016 para 14% no quarto trimestre de 2021 entre 25-54 anos. A porcentagem de streaming do total de escuta AM/FM também cresceu entre 18+, de 7% para 11% no mesmo período.
Fonte: Tudo Rádio https://tudoradio.com/noticias/ver/27030-radio-amfm-segue-lider-entre-os-formatos-de-audio-que-contam-com-anuncios-plataformas-de-streaming-nao-avancam