SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
16/12/2021

Kantar IBOPE Media vai oferecer novas métricas para aferição de audiência do rádio

Kantar IBOPE Media vai oferecer novas métricas para aferição de audiência do rádio
16/12/2021

São Paulo – “Impactos” e “Total de Ouvintes Únicos” terão o objetivo de posicionar o rádio com números comparáveis com os de outras plataformas

A Kantar IBOPE Media informou com exclusividade ao tudoradio.com que reavaliou as métricas tradicionalmente usadas e passará a oferecer duas métricas complementares sobre o rádio: Impactos e Total de Ouvintes Únicos, com o objetivo de posicionar o rádio com números comparáveis com os de outras plataformas. Segundo a empresa, a audiência está cada vez mais fragmentada entre diversos dispositivos e plataformas, sendo possível consumir áudio via serviços de streaming, redes sociais, entre outros.

De acordo com Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, as métricas que vinham sendo utilizadas pela empresa precisaram ser rediscutidas devido aos novos hábitos de consumo do rádio. “As métricas usadas para as análises de audiência do rádio precisaram ser rediscutidas para refletir essa transformação. Ao longo de 2021, a Kantar IBOPE Media participou de inúmeras conversas com players do meio para definir o que seria relevante neste momento. Essas discussões foram impulsionadas pelo digital e alinhadas com as exigências do mercado publicitário”, explica Giovana.

Uma das formas de aferição será a de Impacto, sistema que já vem sendo adotado no mercado publicitário, principalmente quando é simulado um planejamento de campanha. Contudo, passa a ser uma forma adicional em avaliar dados das emissoras de rádio com foco em resultados que o meio pode agregar na estratégia de mídia. “Com a métrica de impactos simulamos a quantidade de vezes que um spot gerou atenção em um determinado intervalo de tempo. Já o total de ouvintes revela o número de pessoas que a rádio pode alcançar em um período. Em ambos os casos, o Easymedia, plataforma de análise da Kantar IBOPE Media, é usada para analisar as informações”, exemplificou a diretora.

Ainda segundo a executiva da Kantar IBOPE Meia, a adoção das duas métricas combinadas está em ampliar a visão além da média de ouvintes por minuto para o potencial real da veiculação da publicidade. “Ao agregar novos dados, como o número de impactos, é possível avaliar de forma mais completa o planejamento do meio. Dessa forma, demonstramos com mais clareza o grande potencial do rádio para anunciantes e agências, que segue se adaptando à era pós-aceleração digital, seja com novos formatos ou modelos de negociação”, conclui a diretora.

 

Fonte: TudoRádio

Artigo anteriorMais 22 cidades brasileiras ganham canais com qualidade de imagem e som digitaPróximo artigo Tendências e previsões de mídia para 2022 são temas de pesquisa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp