Programas jornalísticos e entretenimento destinado ao público infantil são os gêneros que mais cresceram após a explosão de casos de COVID-19 mundo afora. Com a orientação para se manterem em casa, evitando as chances de contaminação, os telespectadores elegeram duas prioridades: acompanhar as informações mais recentes sobre a doença e entreter as crianças, com aulas suspensas.
Análise realizada pela Kantar sobre os impactos da pandemia no Brasil apontou que os jornalísticos ao vivo registraram aumento de 17% na audiência e os conteúdos infantis cresceram 14% desde que surgiram os primeiros casos da doença no país. De acordo com o estudo, publicado na sexta-feira (20), a maior fatia dos telespectadores corresponde a crianças e jovens.
Entre os dias 14 e 17 de março, o público com idades entre quatro e 11 anos passou de 9% para 21%. No mesmo período, a faixa que vai de 12 a 17 anos cresceu de 6% para 24%. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a audiência subiu de 3% para 10%.
A expectativa, aponta o levantamento, é que os índices continuem crescendo conforme as medidas de restrições mais duras em relação à circulação de pessoas sejam tomadas.
A tendência de alta na audiência da TV ultrapassa gêneros e faixas etárias. A média de telespectadores de programas exibidos no primeiro sábado do ano era de 16, 4 milhões. No dia 14 de março, também um sábado, o número chegou a 16,8 milhões. Comparando o primeiro domingo do ano com o dia 15 de março, a audiência saltou de 17,6 milhões de pessoas para 18,3 milhões.
Fonte: ABERT