O processo de migração das AMs para a faixa FM pelo dial brasileiro mantém crescimento. Conforme análise realizada pelo tudoradio.com, que mapeia as emissoras migrantes de AM para FM já em operação. Ao todo são 855 estações que completaram o seu processo até a manhã desta segunda-feira. As emissoras originariamente AM estão ocupando todo o espectro em FM, ou seja, o Brasil já tem emissoras em eFM (FM estendido, de 76.1 FM a 87.3 FM) e no dial convencional (88.1 FM a 107.9 FM). A faixa na sua totalidade é chamada de FM 2.0 pela indústria do rádio.
Com o início do uso do FM estendido para a migração das AMs, São Paulo passou a ser o estado com o maior número de migrantes AM-FM mapeadas pelo sistema Dials AM/FM tudoradio.com. São 109 estações originadas na faixa AM que já possuem sua cobertura em FM identificada e detalhada pelo levantamento do portal.
Uma das últimas migrantes AM-FM a ser identificada foi outra rádio paulista: a Bariri Rádio Clube FM 100.7 de Bariri, emissora que foi captada com facilidade em cidades como Bauru e Jaú e passou a se identificar como Clube FM. Mas a mais recente migrante AM-FM foi percebida operando em fase experimental no sul de Minas Gerais: trata-se da Rádio Difusora Live FM 107.7 de Machado. O Pará também teve uma migração observada nos últimos dias, na imensa cidade de Altamira (cujo território é o mais extenso do país), através da Rádio Mirante FM 99.1.
Nas últimas semanas os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul têm observado avanços em eFM (faixa estendida). O interior paulista teve os inícios de operações de emissoras como Rádio Bandeirantes FM 85.3 de Ribeirão Preto, Rádio Mix FM 82.9 de Limeira, Rádio Brasil FM 81.9 de Santa Bárbara d’Oeste, RBC Belém FM 80.9 de Ibiúna e Super Rádio FM 80.7 de São Caetano do Sul. Já o estado gaúcho teve mais uma eFM recente, através da Rádio Metrópole FM 80.7 de Gravataí / Cachoeirinha (Grande Porto Alegre).
O Paraná também conta com o seu processo bem adiantado, onde 108 estações originadas na faixa AM já estão ativas no dial FM. Porém, a ocupação na faixa estendida (que será restrita à Curitiba) ainda não avançou, tendo apenas a transmissão em caráter científico da Rádio Banda B FM 79.3 ativa na nova parte do dial FM (estação que foi uma das pioneiras no eFM). As duas últimas novidades migrantes AM-FM ocorreram em março no Norte do Paraná, com as estreias da Rádio T FM 89.1 de Maringá e a Cobra FM 107.1 de Rolândia.
O Mapa da Atualização do tudoradio.com, que registra em tempo real as mudanças que ocorrem no dial, também tem mostrado uma grande movimentação entre as migrantes AM-FM que já estavam ativas. São várias mudanças de classe de operação e também de projetos. Um exemplo é a Rádio Cidade FM 106.5 do Rio de Janeiro, marca tradicional que passou a ser carregada por uma estação migrante AM-FM de Miguel Pereira (RJ). Outro é a chegada da Rádio Mix FM 98.3 à Curitiba, em migrante AM-FM de Piraquara (PR) que mudou seu formato e marca com a chegada da rede paulista. Também ocorrerá a estreia da Massa FM 90.1 de Cuiabá (MT), em migrante AM-FM já ativa de Várzea Grande (MT), cuja inauguração está prevista para a próxima sexta-feira (29).
Fonte: Tudo Rádio.