SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
05/10/2022

Inside Radio 2022 mostra que 56% dos ouvintes afirmam confiar no rádio para se informar

Inside Radio 2022 mostra que 56% dos ouvintes afirmam confiar no rádio para se informar
05/10/2022

O tudoradio.com continua abordando o Inside Radio 2022, estudo realizado pela Kantar IBOPE Media, divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil. Em um outro recorte, o levantamento mostrou que 56% dos ouvintes afirmam confiar no rádio para se manter informados. O dado representa um crescimento significativo ao longo dos últimos anos: 20% entre 2017 e 2022.

Segundo a conclusão do estudo, a confiança do público no meio de comunicação é uma boa oportunidade para marcas e anunciantes que pretendem investir em publicidade radiofônica. Ainda dentro do estudo foi apontado que 37% dos ouvintes que lembram ter ouvido propagandas em áudio já compraram ou pesquisaram algum produto após ouvir publicidade no rádio.

A reabertura do mercado e a retomada econômica dos últimos meses, resultou em um aumento no número de propagandas no rádio. O volume de inserções no primeiro semestre de 2022, por exemplo, cresceu 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A categoria que obteve os melhores resultados de buscas e compras após a veiculação de anúncios é a de Super, Hipermercados e Atacadistas (58%). Restaurantes e Lanchonetes aparecem em segundo lugar, com 37%. O público também demonstra interesse por propagandas publicitárias de Lojas de Departamento (25%) e de Medicamentos em geral (25%). A categoria de Serviços Financeiros (12%) completa o top 5 dos nichos que mais impactam os ouvintes.

Crescimento de marcas no rádio

O Inside Radio constatou números importantes entre os anunciantes. Os primeiros seis meses de 2022 registraram quase 6.700 anunciantes, distribuídos em mais de 7 mil marcas. Isso representa crescimento de 31% e 38%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2021. Vale a pena destacar que 3.200 desses anunciantes são exclusivos e veicularam publicidade apenas no rádio.

Outro dado que reforça ainda mais o posicionamento do canal como um meio sólido para atingir o público por meio de propagandas – é que foram registrados quase 4 mil novos anunciantes (que não tinham investido em rádio em 2021) no primeiro semestre de 2022. Para novas marcas, o número chega a quase 5 mil.

Fonte: Tudo Rádio.

Artigo anteriorBrasil é eleito para Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT)Próximo artigo Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 900 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp