SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
11/10/2024

Inside Áudio 2024: O crescimento e as oportunidades do consumo de áudio no Brasil

Inside Áudio 2024: O crescimento e as oportunidades do consumo de áudio no Brasil
11/10/2024

A cobertura do tudoradio.com sobre a divulgação do relatório Inside Áudio 2024 da Kantar IBOPE Media traz uma análise detalhada sobre o crescimento do áudio como ferramenta estratégica para marcas e anunciantes, abordando novas oportunidades de engajamento com a Geração Z e a evolução dos formatos de áudio.

Dados mostram que 80% da Geração Z utilizou plataformas de Áudio On Demand (AOD) nos últimos 30 dias, posicionando esse grupo como o mais engajado com o áudio digital. A pesquisa também revela que 71% dos adultos acessaram uma plataforma de AOD “ontem”, sendo que a frequência entre os jovens da Geração Z chega a 79%. Esses números indicam o papel central que o áudio ocupa no cotidiano desses consumidores.

Além disso, o estudo destaca a importância do áudio como meio para marcas conectarem-se com o público jovem. Entre as principais estratégias apontadas estão o investimento em projetos musicais e eventos que unam o físico ao digital, além de conteúdo multicanal que integre áudio, vídeo e redes sociais. Esses formatos têm se mostrado eficazes para engajar a Geração Z.

Outro ponto relevante do relatório é a aceitação da Geração Z à publicidade em plataformas de áudio. Cerca de 51% dos ouvintes dessa geração possuem uma atitude positiva em relação à publicidade veiculada em rádio e AOD, o que abre novas possibilidades para as marcas que souberem adaptar suas campanhas ao perfil desses ouvintes.

O Inside Áudio 2024 aponta o crescimento dos podcasts como um dos maiores fenômenos dentro do cenário de áudio. O estudo revela que 43% dos ouvintes de rádio consumiram podcasts nos últimos três meses e que 48% dos ouvintes de podcasts os escutam semanalmente. Entre os gêneros mais populares estão comédia (31%), música (31%) e esportes (24%). Além disso, 70% dos ouvintes de podcasts afirmam que pesquisam produtos ou serviços após ouvir sobre eles, mostrando a influência desse formato nas decisões de compra.

O áudio e a reedição de histórias

O áudio também está sendo utilizado como uma plataforma estratégica para resgatar e recontar histórias, especialmente em projetos de branded content. Um exemplo de sucesso mencionado no relatório é a campanha “Errata do 88”, que resgatou a trajetória da cantora Alaíde Costa na Bossa Nova. A iniciativa gerou um aumento expressivo no interesse pela artista, com crescimento de 747% nas buscas do Google e 318% no YouTube. Isso demonstra o poder do áudio em conectar marcas com narrativas autênticas e culturalmente relevantes.

Fonte: Tudo Rádio

Artigo anteriorNAB Show New York 2024 destaca inovações tecnológicas e premiação do rádioPróximo artigo Projeto de lei propõe obrigatoriedade de faixa FM estendida em todos os rádios fabricados no Brasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp