A Amirt (Associação Mineira de Rádio e Televisão) lançou uma campanha de valorização ao rádio, especialmente em situações trágicas, caso que acontece no Rio Grande do Sul. Os spots ressaltam a importância do rádio a pilha em momentos onde a energia elétrica fica ausente devido a fatores climáticos. Os materiais já foram disponibilizados para as emissoras do estado.
Diante da tragédia que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul milhares de pessoas estão recorrendo aos veículos de comunicação para buscarem informações. Em regiões onde a energia elétrica é afetada, o rádio a pilha tem sido a alternativa, já que as emissoras seguem prestando serviços e informando.
Com base nisso, a Amirt lançou dois spots com aproximadamente 40 segundos de duração. Os áudios enfatizam a presença ativa do radio a pilha nos casos de falha da rede elétrica e queda de sinais de celulares. O material mostra ainda que o veículo se consolida ainda mais como forma para uma comunicação efetiva e vital, fornecendo informações, alertas e orientações para a segurança e assistência da população.
Ainda com relação ao rádio a pilha, a Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) colocou recentemente em prática um projeto que visa a arrecadação de receptores de rádio e pilhas. O objetivo é garantir o acesso à informação aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O campus da universidade é um ponto de arrecadação.
Fonte: Tudo Rádio e Amirt