Aproximadamente 3 milhões de moradores de Goiânia (GO) e de 28 municípios da região metropolitana devem estar preparados para a chegada do sinal digital de TV. O fim das transmissões analógicas está previsto para 31 de maio.
Para garantir que a população dessas cidades vai continuar assistindo à sua programação na TV aberta e gratuita, a ABERT, a Associação Goiana de Emissoras de Rádio e Televisão (AGOERT) e a Seja Digital (empresa responsável pela digitalização do país) lançaram, nesta quarta-feira (15), a campanha sobre as medidas que devem ser adotadas para o desligamento do sinal analógico.
Nessas cidades, os telespectadores já podem ver na TV as tarjas e cartelas com informações sobre a data do desligamento, além dos alertas de como o sinal da TV ficará se não houver a conversão do televisor para o sistema digital. De acordo com portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), 60 dias antes do desligamento, é obrigatória a divulgação de vídeos informativos.
As emissoras devem manter fixa na tela a contagem regressiva 45 dias antes do fim do sinal analógico. Para o Diretor de Uso e Planejamento do Espectro da ABERT, Paulo Ricardo Balduino, o lançamento da campanha propiciou troca de informações e experiências entre as emissoras.
“Foi uma grande oportunidade para as emissoras otimizarem os esforços nesse período final da campanha de desligamento”, ressaltou. Balduino apresentou o cronograma e explicou sobre as várias fases do processo de digitalização da TV no país, além de destacar as atividades de divulgação da ABERT. “Como sempre os esforços de todos é assegurar que o cronograma seja cumprido e que o índice de 93% da população digital seja atingido até a data do desligamento”, disse.
O diretor técnico da ABERT, André Cintra, também participou do evento e fez um balanço positivo da reunião: “Foi muito importante, pois deu um pontapé inicial para incentivar as emissoras locais na divulgação do processo de desligamento em Goiânia e municípios vizinhos”.
De acordo com a diretora de Comunicação da Seja Digital, Patrícia Abreu, mais de 100 mil kits serão distribuídos na região metropolitana de Goiânia para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal. “Já distribuímos 22 mil kits, o que representa quase 10% do total. A partir de agora, com a ajuda de campanhas e da divulgação na mídia, queremos intensificar esta distribuição para chegar com 100% dos kits distribuídos até maio”, disse.
O gerente de Engenharia e Tecnologia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla, destacou o processo de desligamento em Rio Verde (GO), primeira cidade do país a ter somente o sinal digital. Ele fez um balanço das ações realizadas pela emissora no processo de transição na capital goiana e no interior. “É imensurável o tanto que a qualidade de som e imagem de TV é superior no sinal digital, que já é uma realidade no estado de Goiás”, afirmou.
Confira aqui as cidades que terão o sinal analógico totalmente desligado em 31 de maio.
Os beneficiários de programas sociais que têm direito ao kit devem ligar gratuitamente para 147, ou acessar www.sejadigital.com.br para agendar a retirada do equipamento no local mais próximo.