SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
27/09/2024

Gastos com IA generativa vão aumentar 50% em 2025, aponta ISG

Gastos com IA generativa vão aumentar 50% em 2025, aponta ISG
27/09/2024

Estudo aponta que principal uso da IA generativa em 2024 foi no atendimento aos clientes; em 2025, empresas pretendem utilizá-la em outras frentes, como apoio ao compliance, e pesquisas de mercado

O ISG, empresa de pesquisa de mercado em tecnologia, fez um levantamento sobre o atual estágio de adoção de inteligência artificial (IA) generativa pelas empresas e o resultado é que os gastos devem aumentar 50% em 2025 em comparação a este ano.

De acordo com o estudo, as empresas gastaram, em média, US$ 2,6 milhões somente no principal case de uso de aplicação da ferramenta em 2024.

De modo geral, a verba de TI destinada à IA generativa foi de 4,3% do orçamento desse setor na empresa e, para 2025, o índice deve chegar a 6,5%. Do montante destinado à tecnologia, atualmente, 36% têm sido gasto em aplicações e software, incluindo software as a service; 21% em infraestrutura, 25% com pessoal e 18% com serviços de manutenção.

O levantamento ISG State of the Generativa AI Market 2024, que acaba de ser divulgado, foi realizado em agosto e engloba a participação de 2 mil empresas de diversos países.

Para essas companhias, as principais motivações iniciais para adotar a ferramenta foram eficiência (32%), crescimento do negócio (21%), economia de gastos (18%), atendimento ao cliente (17%) e inovação (12%).

Usos atuais e futuros
A tecnologia tem sido utilizada por uma diversidade de ramos de negócio. Em comum, estão as principais destinações de gastos na IA generativa. Segundo o estudo, três das cinco principais áreas mais bem financiadas têm como foco o atendimento ao cliente, ganhos de eficiência e geração de conteúdo. Isso aponta, na visão do ISG, que os casos de uso são voltados para eficiência e lucratividade, e não para aumento de receita (veja o gráfico abaixo).

“E as ferramentas de IA continuam a ser implantadas principalmente em processos que têm um ‘humano no circuito’ (HITL) para intermediar e validar a saída antes que seja entregue aos clientes”, aponta o relatório.

Para 2025, as empresas vão continuar a utilizar esses mesmos processos para aplicações relacionadas ao atendimento e experiência do cliente, a fim de gerar soluções mais rápidas e mais precisas em tempo real.

Por outro lado, a tendência, de acordo com o levantamento é que haja um foco maior em aumentar a expertise. “Apoiar o compliance, previsão, pesquisa de mercado, planejamento da cadeia de suprimentos e desenvolvimento de software são todos domínios nos quais a expertise humana — em vez do tempo humano — pode ser o fator limitante”, observa o ISG.

Desafios
As empresas também responderam sobre os principais inibidores para adoção da tecnologia. A falta de habilidade ou especialização entre os funcionários foi o desafio mais apontado (56%), seguido de privacidade e segurança de dados (39%), infraestrutura e aplicativos legados (39%), gerenciamento de mudanças (35%) e custo de LLMs (33%).

Fonte: Tele.Síntese

Artigo anteriorSET SUL debate atualizações regulatórias e desafios da TV 3.0 em Florianópolis (SC)Próximo artigo ACAERT e SERT/SC lamentam falecimento de Silvio Fortini de Oliveira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp