A TV analógica já faz parte do passado da população de Brasília e de nove cidades do entorno do Distrito Federal. A partir da meia-noite desta quinta-feira (17), as 13 geradoras e 12 retransmissoras de TV locais darão início à era digital, com o desligamento do sinal analógico.
A portaria que autoriza o fim das transmissões analógicas foi assinada pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em cerimônia que reuniu representantes da radiodifusão, das teles, da Anatel e do MCTIC.
De acordo com o ministro Gilberto Kassab, a experiência de Brasília será o grande teste para o restante do país.
“Depois de semanas de muita tensão por conta da expectativa desse dia – onde existiram muitas preocupações, que foram superadas – hoje podemos dizer que o Brasil passa a contar com um projeto piloto devido à dimensão do DF. Aqui foram encontradas diferentes situações que serão essenciais para o desligamento em São Paulo”, afirmou o ministro.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, ressaltou que o desligamento do sinal analógico no Distrito Federal representa mais de 1,25 milhão de domicílios, sendo 947 mil em Brasília e 310 mil nas cidades do entorno. No total, mais de 2 milhões de pessoas irão assistir à programação da TV aberta apenas em formato digital.
Também participaram da solenidade de assinatura a secretária de Comunicação do MCTIC, Vanda Bonna, o secretário de Telecomunicações, André Borges, o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, o presidente do Fórum Brasileiro de TV digital, Roberto Franco, e o presidente da AVEC, Flávio Lara Resende.
De dezembro de 2015 a novembro deste ano, 312 mil kits digitais foram entregues às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal. Nos próximos 30 dias, a EAD (Entidade responsável pela digitalização no Brasil) continuará trabalhando para atingir o restante das 58 mil famílias que têm direito ao kit gratuito com conversor e antena digital.
Após o desligamento, as emissoras de TV de Brasília deverão transmitir, por 30 dias, uma cartela fixa com a mensagem que alerta sobre o desligamento e informa como sintonizar o canal digital.
A próxima cidade a ter o sinal analógico desligado será São Paulo, em março de 2017. A primeira parte do desligamento no estado atingirá, contando com a capital, 39 municípios.
Fonte: Abert.