Há menos de duas semanas para o fim das transmissões analógicas de TV, marcado para 27 de setembro, os habitantes de Salvador (BA), Fortaleza (CE) e regiões metropolitanas destas cidades continuam se preparando para receber o sinal digital.
Somente no último fim de semana, mais de 20 mil kits digitais foram vendidos e entregues nos Feirões Digitais espalhados por Salvador. Com a disputa entre lojistas pelo melhor preço, o kit, composto por antena, controle, cabos e conversor, é vendido por R$ 80 em até 10 vezes.
De acordo com a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV, o sucesso foi tão grande, que no próximo fim de semana os shoppings farão mais uma vez o Feirão.
As famílias cadastradas em programas sociais do governo, como por exemplo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos, têm direito a receber gratuitamente o equipamento. Para fazer a retirada é preciso agendar pelo telefone 147 ou pelo site: www.sejadigital.com.br
Até o momento, dos 540 mil kits que serão distribuídos às famílias de baixa renda nas cidades baianas, 80% foram retirados. No Ceará, dos mais de 800 mil equipamentos, 81% já estão com as famílias.
Pesquisa realizada no início de agosto e apresentada pelo Kantar mostra que em Salvador e região, 85,3% dos domicílios estão aptos a receber o sinal digital de TV. Já em Fortaleza e cidades vizinhas, o índice chega a 90%.
A TV analógica somente poderá ser desligada quando pelo menos 90% das residências estiverem prontas para receber o sinal digital de TV aberta terrestre, de acordo a portaria do Ministério das Comunicações.
Patrulha Digital
Em outubro, o sinal digital chegará ao Rio de Janeiro (RJ) , Vitória (ES) e cidades vizinhas. A Patrulha Digital e a Caravana Digital estão percorrendo as localidades para alertar os moradores que o sinal analógico será desligado no dia 24 de outubro.
Os kits digitais já estão sendo entregues nestas cidades. Os locais da entrega podem ser conhecidos pelo site da Seja Digital
Formada por alunos de cursos de engenharia do Senai, a Patrulha Digital percorre todos os municípios que serão impactados com a chegada do sinal digital.
Os alunos visitam as residências e auxiliam os moradores na instalação do equipamento e na sintonia do sinal.
Fonte: ABERT.