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01/11/2017

Estudo da Kantar mostra que “fake news” reforça confiança em veículos consolidados, como o Rádio

Estudo da Kantar mostra que “fake news” reforça confiança em veículos consolidados, como o Rádio
01/11/2017

A Kantar publicou nesta terça-feira (31) os resultados de seu estudo global sobre confiança nas notícias, o Trust In News. O instituto ouviu oito mil pessoas sobre a cobertura jornalística de política e eleições no Brasil, França, Reino Unido e Estados Unidos e levantou que o Rádio e outros meios de comunicação continuam com grande credibilidade junto ao público em meio ao chamado “fake news”.

A reputação dos veículos já consolidados de mídias impressas e canais de TV e rádio provou ser mais resistente que a de plataformas digitais e de veículos de notícias exclusivamente online, principalmente devido à profundidade da cobertura oferecida. As audiências estão se tornando mais amplamente informadas e sofisticadas em seu envolvimento e avaliação do conteúdo de notícias.
A pesquisa da Kantar mostrou ainda que o público continua a acreditar que o jornalismo é crucial para a saúde da democracia, mas tornou-se mais cético. Isso pode ser percebido especialmente no Brasil e nos EUA, onde uma porcentagem significativa da população acredita que ‘fake news’ afetaram decisões políticas e os resultados das últimas eleições.
Veículos de notícias ‘exclusivamente online’ são considerados confiáveis por metade da população, significativamente menos que seus equivalentes impressos e transmitidos por TV ou rádio. “A imprensa conseguiu livrar-se das acusações de ‘fake news’ e continuou a desfrutar de altos níveis de confiança entre os consumidores de notícias. O desafio agora para estas empresas é monetizar esta lealdade, e nós identificamos algumas formas de explorar essa possibilidade. A mídia já consolidada precisa ter confiança em investir nas suas marcas e ao mesmo tempo criar modelos de assinatura flexíveis para as gerações mais jovens de consumidores, que estão cada vez mais confortáveis com modelos de pagamentos recorrentes”, afirma Eric Salama, CEO da Kantar.
Nos quatro países estudados, 46% dos consumidores de notícias acreditam que ‘fake news’ tiveram um impacto nos resultados de suas últimas eleições. Isto ficou mais pronunciado no Brasil – onde 69% acreditam que ‘fake news’ tiveram um impacto político, e nos EUA, onde 47% acham que houve uma influência. Por outro lado, 44% deles acreditam que as audiências têm a responsabilidade de combater ‘fake news’.
A pesquisa Trust in News da Kantar entrevistou amostras representativas de 2 mil indivíduos no Brasil, França, Reino Unido e Estados Unidos. Um resumo mais completo da pesquisa encontra-se no site Kantar Brasil Insights, juntamente com acesso ao relatório na íntegra.
Fonte: Tudo Rádio; Com informações da Kantar.
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