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16/12/2024

Estudo aponta que rádio lidera em percepção de expertise em marketing, mas enfrenta desafios na área digital

Estudo aponta que rádio lidera em percepção de expertise em marketing, mas enfrenta desafios na área digital
16/12/2024

Um levantamento da Borrell Associates, relacionada ao mercado norte-americano, revelou que os representantes de vendas de publicidade no rádio são vistos como os mais experientes em marketing entre os meios tradicionais. Segundo a pesquisa “What Will 2025 Bring?” — baseada em entrevistas com mais de 1.130 compradores de mídia e apresentada em um webinar na última quinta-feira (12) — 36% dos participantes consideram os vendedores de rádio como os mais capacitados em marketing, superando a TV aberta (30%), jornais e TV a cabo (ambos com 25%) e mala direta (21%). Vale ressaltar que há um apelo da indústria de rádio que os vendedores passem cada vez mais a entender e vender ambientes on e offline, de forma híbrida.

A pesquisa também aponta um desafio: os números refletem uma queda em relação ao passado. Em 2021, o rádio liderava com 41%, seguido pela TV aberta (35%), TV a cabo (30%) e jornais (29%). O CEO da Borrell Associates, Gordon Borrell, destacou essa mudança: “Se compararmos com os dados de 2021, houve uma diferença significativa entre os números daquele ano e os mais recentes”.

Outro desafio para os meios tradicionais é a falta de confiança dos anunciantes na capacidade dos representantes de vendas em lidar com o ambiente digital, que é justamente a preocupação de todo o setor, inclusive no Brasil. Apesar disso, a perspectiva para 2025 é positiva para o mercado publicitário local, com 19% das empresas locais afirmando que gastaram mais do que o previsto em publicidade. Destas, 61% justificaram o aumento ao testar novas estratégias, que incluem eventos, patrocínios e até métodos tradicionais como mala direta.

Na avaliação de eficácia, 34% dos anunciantes consideram o rádio “muito ou extremamente eficaz”, desempenho similar ao da TV aberta (39%) e da mala direta (37%). Já o marketing por buscadores lidera com 51% de aprovação. Entre as agências, o índice de eficácia do rádio subiu para 38%.

Essa percepção de eficácia é indicada por empresas especializadas em monitorar e auditar o consumo de mídia. Em outubro passado, por exemplo, o tudoradio.com repercutiu o artigo de Dave Hohman, da Nielsen Audio, onde afirma que os profissionais de marketing estão constantemente buscando formas de otimizar suas estratégias e entender quais canais geram maior retorno sobre o investimento (ROI). Embora a televisão, o digital e as mídias sociais geralmente recebam mais atenção e verbas, o estudo ressalta que o áudio, especialmente o rádio, é mensurável e apresenta resultados significativos em modelos de mix de marketing (MMM).

 

Fonte: Tudo Rádio e Portal Inside Áudio

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