SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
30/05/2018

Estratégias de YouTube e Facebook para rádios: como usá-las corretamente

Estratégias de YouTube e Facebook para rádios: como usá-las corretamente
30/05/2018

Vivemos em plena era da convergência midiática, conceito desenvolvido por Henry Jenkins e que mostra a tendência que os meios de comunicação têm de se adaptarem às novas tecnologias e encontrarem na internet um novo canal de distribuição de conteúdo.

Dentro desse contexto, desenvolver estratégias no YouTube e Facebook para rádios é algo que precisa fazer parte do dia a dia de um radialista contemporâneo. Afinal, uma mídia complementa a outra, e o ouvinte pode ter interesse em buscar conteúdos complementares àqueles que estão sendo veiculados no rádio tradicional.

Para que você saiba como tirar o máximo proveito das redes sociais como o YouTube e o Facebook na sua rádio, nós elaboramos algumas dicas práticas. Ficou interessado? Então, siga conosco e confira agora mesmo!

Faça transmissões ao vivo

Quando a sua rádio estiver promovendo um debate com especialistas sobre um assunto interessante ou realizando uma entrevista com artistas, políticos ou qualquer outra pessoa que tenha algo importante a dizer ao seu público, pode-se fazer transmissões ao vivo, em vídeo, na página do Facebook e no canal do YouTube da emissora.

Desse modo, além de ouvir a voz, os ouvintes que tiverem interesse poderão visualizar os entrevistados em vídeo, por meio dessas plataformas. Além disso, ao utilizar o Facebook e o YouTube, você poderá atingir outros públicos, como as pessoas que não têm o costume de ouvir rádio.

Outro ponto positivo das transmissões ao vivo em vídeo pelo Facebook e pelo YouTube é que os vídeos ficam disponíveis para os usuários e podem até mesmo ser editados em formato de podcast para que sejam visualizados em outros momentos.

Interaja com o público no Facebook

O Facebook é uma ferramenta muito interessante para que as rádios interajam com os seus públicos.

Você pode criar posts solicitando às pessoas que deixem comentários com as músicas que querem ouvir, por exemplo, criando assim uma playlist personalizada de acordo com o gosto dos ouvintes.

Promoções, como o sorteio de kits de bandas ou CDs de cantores parceiros da emissora, também podem ser feitas no Facebook e divulgadas na programação ao vivo da rádio, com uma mídia complementando a outra.

Interaja com o público no Facebook

O Facebook é uma ferramenta muito interessante para que as rádios interajam com os seus públicos.

Você pode criar posts solicitando às pessoas que deixem comentários com as músicas que querem ouvir, por exemplo, criando assim uma playlist personalizada de acordo com o gosto dos ouvintes.

Promoções, como o sorteio de kits de bandas ou CDs de cantores parceiros da emissora, também podem ser feitas no Facebook e divulgadas na programação ao vivo da rádio, com uma mídia complementando a outra.

Divulgue a programação da emissora

Por meio das redes sociais também é possível divulgar a programação da emissora. Você pode fazer anúncios, em formato de imagem ou vídeo, convidando os internautas a ouvirem a programação da emissora em determinado horário, divulgando as atrações.

Isso fará com que as pessoas tomem conhecimento daquilo que será transmitido na rádio no decorrer do dia e possam sintonizar a emissora para acompanhar os programas que interessam a elas.

Tudo pronto para desenvolver estratégias de YouTube e Facebook para rádios? Continue aprendendo e leia outro artigo para saber por que é essencial para a sua rádio fazer pós-vendas.

FONTE: Teletronix.

Artigo anterior“O rádio jamais vai morrer” entrevista com Valter LimaPróximo artigo Rádios do interior se reinventam com tecnologia de streaming

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp