SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
11/09/2023

ENTENDA A DECISÃO DO STF SOBRE O “NÃO” VÍNCULO EMPREGATÍCIO

ENTENDA A DECISÃO DO STF SOBRE O “NÃO” VÍNCULO EMPREGATÍCIO
11/09/2023

Na quinta-feira, 7 de setembro, o site conjur.com.br postou uma matéria com o título: “STF derruba vínculo de emprego entre rádio e representante que atua como PJ”.

Em virtude das diferentes interpretações e da premente possibilidade de se cair no erro, o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina solicitou a sua Assessoria Jurídica que comentasse o caso e explicasse os efeitos em diferentes dimensões.

Na sequência acompanhe o parecer do Assessor Jurídico do SERT/SC, Dr. Marcos Antônio Silveira.

“Fui questionado sobre a decisão do STF, da relatoria do Ministro Nunes Marques, quanto a cassação da sentença que reconhecia o vínculo trabalhista entre uma pessoa jurídica (representante comercial) e uma Rádio de São Paulo.

O juízo reconheceu a existência do vínculo empregatícios com base nos artigos 2° e 3° da CLT (pessoalidade, onerosidade, continuidade e subordinação).

De outra parte, o Ministro cassou a sentença e determinou que outra fosse proferida em conformidade com o decidido na ADPF 324, portanto a decisão do Ministro Nunes Marques determinou que o juízo reanalisasse o processo e emitisse nova decisão. Como o julgamento é recente (29 de agosto de 2023), não houve tempo hábil para nova análise e decisão.

Do caso concreto sob análise é importante apontar que a relação entre o representante comercial e a Rádio foi estabelecida com base na legislação civil e não na legislação trabalhista, que a pessoa jurídica foi constituída em período anterior ao ingresso na Rádio, que o representante comercial está regularmente registrado, que não existia relação laboral anterior, ou seja, o representante comercial não era empregado da Rádio em período anterior; o representante comercial não é comunicador da Rádio ou possuía qualquer outro vínculo com a Rádio.

Ainda quanto a situação, o representante comercial possuía condição financeira para arcar com seus custos, não utilizava veículo da Rádio ou material como cartão, bloco e equipamento da Rádio, bem como se apresentava aos clientes como representante comercial, não como vendedor da Rádio.

Neste contexto, o Ministro Nunes Marques entendeu que a relação existente entre o representante comercial e a Rádio se caracterizava como prestação de serviço (pessoa jurídica para pessoa jurídica).

Da decisão é possível concluir que o não reconhecimento do vínculo empregatício foi algo pontual devido a situação fática; que a Lei referente a terceirização está vigente, e possui requisitos para sua aplicabilidade e não se aplica a todos os casos, sempre é importante analisar a situação concreta, caso a caso, não é possível generalizar a situação, principalmente quanto a pessoalidade do trabalho, onerosidade, continuidade e subordinação que pode existir na relação.

A assessoria jurídica do SERT/SC está à disposição para orientar e esclarecer as dúvidas sobre este tema e outros que surjam.

Link para a notícia divulgada no CONJUR: https://www.conjur.com.br/2023-set-07/stf-derruba-vinculo-entre-radio-representante-atua-pj#author

Artigo anteriorAntenas de conexão banda larga chegam ao Rio Grande do SulPróximo artigo MCom faz balanço sobre liberações de outorgas de rádio durante o mês de agosto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp