A ConnectMix, empresa que monitora emissoras de rádio FM em todo o Brasil, anunciou que irá fazer uma combinação de dados de audiência aos consumos de música e inserções comerciais. A ferramenta combina os dados de audiência das emissoras de rádio em sites, aplicativos, agregadores e demais meios de distribuição do conteúdo.
A nova ferramenta foi anunciada pela ConnectMix e tem o objetivo de incluir os hábitos de consumo do meio rádio. Agora é possível agregar aos dados de execuções musicais e inserções comerciais, números de audiência e alcance em todas as plataformas de streaming que as emissoras utilizam para fazer a transmissão de conteúdo. A alternativa leva em conta sites, aplicativos, agregadores e plataformas de áudio, além de estimativa do dial, possibilitando aos radiodifusores oferecerem aos anunciantes e agências uma melhor opção de investimento em mídia offline regional.
Segundo Jair Luiz Demarco, diretor da ConnectMix, empresa especializada em análise de dados sobre áudio online, a parceria atende aos interesses das emissoras de rádios que buscam atender a demanda do mercado publicitário por números e fomentar o redirecionamento de verbas públicas e privadas para o mundo rádio. “Ao oferecer dados estatísticos sobre a sua audiência no offline e online, as rádios poderão comprovar a importância de se anunciar no meio rádio mostrando o retorno a partir dos impactos de leads qualificados para todos os setores anunciantes”, comenta o executivo.
Para a aferição da audiência, a ConnectMix trabalha em parceria com a empresa Nextdial, que é especializada na aferição de áudio digital. A proposta é agregar aos dados de execução musical e inserção comercial das emissoras números de audiência abrangendo os diferentes meios de distribuição do conteúdo.
Para Thiago Fernandes, diretor da Nextdial, a parceria acontece em um momento em que ocorrem grandes avanços no setor de radiodifusão, impulsionados pela procura do digital, que passam a fornecer dados estatísticos de qualidade, mostrando a real força da mídia rádio. “As emissoras clientes Connectmix e Nextdial ganharão agilidade na demonstração de resultados sem a necessidade de mudar processos internos ou a alocação de recurso dedicado para gerar esses relatórios. Assim, as emissoras ganham, os anunciantes também e os ouvintes poderão ser beneficiados com mais investimentos em conteúdo de seu interesse.”
Fonte: Tudorádio