Os veículos de comunicação brasileiros estão se preparando para a cobertura da A Copa do Mundo na Rússia, que ocorrerá de 14 de junho e 15 de julho em 11 cidades diferentes. Rede Globo, SporTV e Fox Sports detêm, no Brasil, os direitos de transmissão, juntamente com G1 e Globoesporte na internet, e pelo menos 12 rádios.
Os principais patrocinadores de transmissões da Globo são Itaú, Brahma, BRF, Coca-Cola, J&J e Vivo. A emissora carioca transmitirá os jogos, sendo que 56 deles ao vivo na TV e oito – que ocorrem em horários simultâneos – via Globoplay.
Os telejornais serão ancorados de um estúdio montado na Praça Vermelha, ao lado do Kremlin, de onde outras oito emissoras do mundo também transmitirão. Em função dos jogos diurnos, haverá diversas alterações na grade da TV aberta.
A emissora também exibirá os jogos em 100 quiosques da Orla Carioca. A cobertura da Globo será integrada ao SporTV e ao Globoesporte.com, totalizando 600 horas e 400 profissionais dedicados ao evento nas três plataformas, com 23 equipes espalhadas pela Rússia.
A cobertura oficial terá início no próximo dia 21, ainda no Brasil, e a partir de 10 de junho direto da Praça Vermelha, de onde serão transmitidos os programas Esporte Espetacular, Fantástico, Bom Dia Brasil, Globo Esporte, Jornal Hoje e até o Jornal Nacional.
O SporTV será o único canal a transmitir ao vivo todos os 64 jogos, e terá mais 600 horas de conteúdo dedicadas ao evento, começando diariamente com o Planeta SporTV. Seis cotas de patrocínio foram adquiridas pela Ambev, Caixa, Claro, McDonald’s, Samsung e Renault.
Já o Fox Sports terá intensa programação produzida na Rússia, exibida 24 horas, contando com tecnologias como mesa tática com a ferramenta touch, realidade aumentada e câmera 360 graus para analisar de perto os lances do torneio. A Globosat fechou projeto comercial com 17 meses de duração envolvendo diversos projetos.
FONTE: Popmark.