Com as atividades econômica e social se aproximando de uma certa normalidade conforme a pandemia da covid-19 é superada nos Estados Unidos, institutos de pesquisas apontam projeções positivas na retomada dos investimentos de publicidade. E o rádio em seu formato tradicional também participa dessa recuperação, inclusive com certo destaque. Segundo a eMarketer, é aguardado um avanço de 12% em volume publicitário para as estações AM/FM dos Estados Unidos, crescimento este que não será algo exclusivo para 2021.
Serão cerca de US $11,21 bilhões investidos nas rádios norte-americanas, resultando num avanço de 12% em 2020. E, para o ano seguinte, o crescimento também é expressivo: a eMarketer projeta mais 6%, totalizando US $12 bilhões de investimento publicitário no meio rádio dos Estados Unidos.
“Eu conheço muitas pessoas que fingem que o rádio tradicional não existe ou é uma coisa do passado, mas está muito vivo e bem e a maioria dos americanos ouve rádio tradicional com frequência”, afirmou Peter Vahle, analista de previsões da eMarketer, em apresentação dos dados obtidos pela empresa.
Em um conteúdo de podcast da eMarketer, Peter também fez outros destaques sobre o rádio. Segundo o analista, o conteúdo “casual” e “passivo” oferecido pelas estações ajudou a garantir seu domínio contínuo, mesmo com o surgimento de novas alternativas de streaming. Em sua fala, Vahle prevê que a transmissão de rádio via ondas continuará sendo o formato de áudio mais ouvido em um futuro próximo.
A eMarketer destaca que o rádio norte-americano acompanha a tendência de recuperação de gastos com publicidade. Segundo o analista Ethan Cramer-Flood a “demanda reprimida por publicidade tradicional” é um dos motivos pelos quais a empresa prevê que o total de gastos com publicidade em mídia global chegará a US $747,67 bilhões em 2020 (avanço de 15%).
Ethan afirma que “os gastos com publicidade tradicional crescerão este ano”. A eMarketer prevê que os gastos globais com publicidade tradicional aumentarão 7,6% este ano. “Os US $20,63 bilhões adicionais em gastos com publicidade tradicional ajudarão a impulsionar a reaceleração geral”, afirma o analista.