Telemedicina, educação, acesso livre à internet no transporte público. Esses são alguns dos avanços que o 5G pode possibilitar ao serviço público e para o cidadão. A quinta geração da telefonia móvel, o 5G standalone – com rede própria e baixíssima latência – foi ativado na cidade de São Paulo, o maior mercado de telefonia móvel do Brasil, no último dia 4 de agosto. A expectativa é que o serviço traga uma transformação para a indústria, mas também um enorme impacto positivo para a sociedade.
De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que participou da abertura do Seminário Internacional, nesta quinta-feira (11), até o final de 2022, todas as capitais brasileiras recebem o 5G. Ele também ressaltou a importância de firmar parcerias com outros países para trazer cada vez mais tecnologia para o país.
Também participaram da cerimônia de abertura Timo Harakka, ministro do Transporte e das Comunicações da Finlândia; Yoshiaki Takeuchi, vice-ministro do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão; e o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet. Todos eles estão inseridos na programação dos painéis que fazem parte do Seminário.
SEMINÁRIOS 5G.BR – As capitais Porto Alegre, Natal, Manaus e Brasília receberão as próximas edições do Seminário. Para mais informações sobre a atividade, as programações, dados sobre os debatedores, banco de imagens e próximas agendas, acesse a página especial sobre o evento.
Fonte: MCOM.