Moradores de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes precisam mudar para o sinal digital até o final de janeiro de 2018.
Se você é morador das cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes, fique atento ao desligamento do sinal analógico da sua TV! É preciso mudar para o sinal digital antes de 31 de janeiro do ano que vem. Essa é a data prevista para o desligamento. O sinal digital é recebido de graça, é preciso apenas preparar o seu equipamento para recebê-lo.
Vantagens do sinal digital: imagem mais nítida, um som de melhor qualidade, o fim de ruídos e interferências e a possibilidade de interatividade.
Quem precisa migrar?
Se a letra ‘A’ aparece no canto direito inferior da sua tela, o sinal é analógico e é preciso migrar.
Como fazer para migrar?
Primeiro, é preciso saber se o seu aparelho de televisão já é digital. Se a TV for de tubo, com certeza ela não é digital. Se for de LED, LCD ou plasma sem o selo DTV, você preciso olhar no manual do aparelho ou ligar para o fabricante. Caso tenha o selo DTV, com certeza ela é digital.
Se a TV não for digital – neste caso, você pode adquirir um conversor. Para isso, anote o modelo do seu aparelho de televisão e mostre ao vendedor.
Se a sua TV for digital – verifique no manual se o seu aparelho tem conversor embutido. Caso não tenha, você precisa adquirir uma antena UHF. Se você mora em uma casa, o mais adequado para você receber o sinal digital é uma antena externa. Caso more em um prédio, converse com o síndico para saber se já existe uma antena coletiva no local.
Para a instalação de uma antena externa, é recomendável que você chame um antenista profissional. Aparelhos de TV de tela plana fabricados até 2010 precisam também de um conversor para receber o sinal digital.