As emissoras de rádio são um dos meios de comunicação mais antigos e tradicionais do mundo, mas boa parte das emissoras passou por um processo de modernização com o tempo. Quem está do lado de fora, na qualidade de ouvinte, muitas vezes não imagina a quantidade de tarefas complexas que envolvem o gerenciamento de uma emissora. No entanto, quem trabalha no ramo, sabe que não é simples lidar e organizar tantas tarefas para garantir eficiência e resultados.
Além da seleção do conteúdo musical e jornalístico, a administração de uma rádio passa pela gestão de locutores e técnicos, além de anunciantes. O relacionamento com os ouvintes é outra atividade importante, já que é justamente a partir da audiência que uma rádio conquista credibilidade e autoridade no mercado para ter mais recursos. Por fim, existe toda a administração envolvendo funcionários operacionais, além de claro, a gestão financeira.
A gestão de uma rádio, portanto, requer profissionais capacitados para torná-la sustentável e eficiente como um negócio. Graças a tecnologia, a gestão de rádios está se tornando mais simples e prática, com recursos que facilitam o dia a dia. Se você pensa em otimizar a gestão da sua rádio, acompanhe algumas dicas que selecionamos!
Conte com o auxílio da tecnologia da informação
Os softwares nada mais são do que ferramentas que permitem automatizar procedimentos, tornando a gestão mais eficiente e fácil. Além de fazer com que a gestão fique menos suscetível a falhas humanas, esse tipo de ferramenta costuma representar um enorme ganho de tempo, na medida em que permite a execução das tarefas mais rápido e facilmente.
O mercado já oferece softwares especializados para auxiliar na automatização de diversas tarefas em rádios. Além disso, boa parte deles é oferecida como um serviço, o que significa que a emissora não precisa de quantidades enormes de recursos para usufruir desse tipo tecnologia. Outra vantagem de se poder alugar um software de gerenciamento é que a emissora não precisa se preocupar com investimentos futuros decorrentes da própria modernização do software, já que no valor do serviço fica embutido o preço das atualizações e eventuais alterações que serão promovidas dentro do sistema.
Organize a programação musical e comercial
A programação musical e comercial são o que conferem qualidade e conquistam os ouvintes. Por isso, e necessário que a programação seja bem organizada para fidelizar ouvintes e também trazer os resultados esperados pelos anunciantes.
Hoje, um software já permite que toda a programação da sua rádio seja automatizada e controlada à distância. Esse recurso também já cuida de todo o acervo musical, além de facilitar a vida do programador já gerando uma programação livre de choques, por exemplo.
Em termos de operação comercial, o software tem recursos que possibilitam gerenciar toda a programação, incluindo vendas e OPEC, além de disponibilizar relatórios e consultas que ajudam no acesso rápido a informações e na construção de estratégias sólidas no que se refere a otimização dos espaços comerciais.
Facilite o acesso às informações
Papéis espalhados pelo estúdio e um locutor estressado por não conseguir localizar informações necessárias em uma transmissão ao vivo? Esse tipo de situação simplesmente já não cabe nos dias de hoje.
Com um software é possível disponibilizar todas as informações relativas à programação musical e comercial, atendimento de ouvintes e realização de sorteios, eliminando papeis do estúdio. Além da comunicação com o locutor, todos os profissionais envolvidos com o dia a dia da rádio passam a contar com uma comunicação muito mais eficiente, sem milhões de papeis e informações que se tornam difíceis de serem localizadas pela própria dinâmica do dia a dia.
Dê a devida atenção aos ouvintes
Toda a atividade de uma rádio tem como objetivo conquistar os ouvintes. Por isso, o atendimento de ouvintes deve ser uma prioridade na emissora e além de próximo, deve ser inteligente.
Hoje com o uso dos softwares já é possível armazenar um histórico de pedidos musicais, estoque de prêmios, sorteios, enquetes. Esse tipo de informação é fundamental na hora do atendimento, pois garante mais pessoalidade e estabelece uma relação de confiança com o ouvinte.
Fonte: Cadena Sistemas