Nada é mais frustrante para um radialista do que uma emissora que não gera interação entre rádio e ouvintes. Está intrínseco na história do rádio que o engajamento com audiência é o motor que impulsiona o veículo de comunicação a conquistar ainda mais alcance, como também anunciantes e apoiadores.
É pela interação entre rádio e ouvintes que se constrói um vínculo que ultrapassa as ondas de transmissão e influencia nos hábitos cotidianos da audiência. Se você já ouviu de algum colega de profissão que ele não se importa com sua audiência, ele, com certeza, ou está mentindo, ou não compreendeu a importância de ter um público fiel a sua programação.
Um bom radialista é aquele que busca, diariamente, cativar seu público e envolvê-lo. Esse envolvimento com a audiência precisa ser o motivo que cada profissional acorda pela manhã ou liga o microfone para a transmissão. Se quando surgiu, lá no século XIX, a comunicação no rádio era unilateral, hoje, a realidade (e a necessidade da sociedade) faz com que os meios de comunicação percebam que ter interação entre rádio e ouvintes é essencial para o sucesso das emissoras.
Essa relação evoluiu, mas nunca deixou de lado seu propósito: criar uma intimidade tão próxima do público, ao ponto do rádio virar quase que um “integrante” da família, um companheiro para todas as horas. Das cartas evoluímos para a mensagem de texto. Dos telefonemas aos áudios nas redes sociais. Dos relatos escritos sobre problemas, aos vídeos e fotos mostrando esses desafios. O contato em tempo real e espontâneo trazido pela Internet tomou conta da nossa vida e o rádio precisa abraçá-los sem medo e com inteligência.
Crie um roteiro de interações entre rádio e ouvintes
Uma das primeiras ações essenciais para aumentar a interação entre rádio e ouvintes é transformar o engajamento de audiência numa rotina diária da sua programação. Quando falamos sobre roteiro de interações é, literalmente, pontuar na sua programação ou ao longo de determinados programas, quando será feito algum estímulo à interação.
Por exemplo, a rádio ter vinhetas para interação (hora do ouvinte) e o locutor ter momentos de deixas ao longo dos programas para que se rode a vinheta.
Isso é extremamente prático, principalmente, para lembrar que é preciso estimular a interação entre rádio e ouvintes. Esse roteiro de interações pode incluir, também, quais serão os temas a serem abordados para que se estimule a participação do público. Em rádios musicais, essa interação pode vir depois de tocar um antigo sucesso e o locutor relembrar alguma história relacionada àquela música. Ao fim, ele pode deixar a mensagem: “e você, qual lembrança essa música traz? Conte para gente”.
A rádio também pode alavancar as interações criando spots na sua programação ou um programete só de “fala ouvinte”. Esse tipo de estratégia é bem eficiente, principalmente, nos breaks comerciais. Assim, você estimula que seu público permaneça na sua rádio durante as propagandas, a fim de ouvir se a interação enviada será transmitida nesses spots ou programetes. O lado positivo desse tipo de estratégia é que você consegue vender espaços publicitários ainda mais qualificados aos seus anunciantes, com maior garantia de que seus ouvintes permanecem na sua rádio, mesmo durante os comerciais.
Interação entre Rádio e Ouvinte: Use e abuse do factual
Isso não serve apenas para emissoras jornalísticas. Quando falamos factual, estamos nos referindo a qualquer acontecimento. Se você é uma rádio musical, porque não aproveitar para gerar interação quando tem um lançamento de uma música, por exemplo. Ou até mesmo quando um famoso vira notícia por algo que fez ou falou. Essa interação pode ser o tradicional “o que você achou/qual sua opinião sobre”, ou até mesmo perguntar para seus ouvintes se eles possuem vivências parecidas.
Além disso, uma estratégia interessante é aproveitar datas sazonais ou históricas para aumentar a interação entre rádio e ouvintes. Um clássico é questionar o que sua audiência estava fazendo quando determinada situação ocorre ou irá fazer na data comemorativa próxima. Você pode transformar isso em um produto comercial, com uma promoção de concurso cultural, por exemplo.
Ainda sobre usar e abusar do factual para aumentar a interação entre rádio e ouvintes, o podcast e redes sociais são excelentes ferramentas para se aproveitar ao máximo o que está acontecendo naquele momento exato. Continue lendo e veja como utilizar as redes sociais a seu favor.
Aproveite as ferramentas das redes sociais para atrair ouvintes
Costumamos ouvir que as redes sociais são a sala de estar das empresas. É onde você mostra o melhor “lado” da sua marca. Dentro de uma casa, a sala de estar é aquele espaço bonito, bem decorado, que você sempre recebe suas visitas. Normalmente, elas são separadas dos outros cômodos da casa, como os quartos. Basicamente: a sala de estar é o que você quer que seus visitantes vejam da sua residência.
Mais do que divulgar sua programação ou anunciantes, a rede social para rádios pode ser um espaço muito importante para gerar interação entre rádio e ouvintes. Não, não estamos falando sobre sorteios ou promoções. Nossa dica, inclusive, é evitar fazer sorteios nesses locais.
Quando falamos em interação entre rádio e ouvintes nas redes sociais, estamos mencionando enquetes, stories dos bastidores da emissora, caixa de perguntas, pedido musical, posts em homenagem aos ouvintes, histórias que vocês recebem em concursos culturais… Enfim, existe uma infinidade de possibilidades da sua rádio aproveitar o lado bom das redes sociais.
Nossa dica é ter conteúdos exclusivos para esses meios. E não precisa ir muito longe. Você pode gravar rapidinho o trecho de um programa ou algum “causo” que aconteceu dentro da emissora e jogar na sua rede social. Se for alguma situação inusitada, vale pedir para o público responder se também acontece isso na sua casa ou o que faria se passasse por aquela situação do vídeo.
É importante que você não tenha medo e entenda que sim, seu público está ali. Uma tática legal para sentir isso é estimular que sua audiência poste fotos ou tweets com determinada hashtag. Assim, você consegue rastrear quem está interagindo com sua emissora e responder ou até mesmo repostar imagens.
Ainda sobre o Twitter, a rede social tem sido muito utilizada pelas empresas para interação com clientes. Isso porque, ela permite respostas instantâneas e públicas. Se sua rádio cobre, por exemplo, o trânsito da sua cidade, você pode estimular que sua audiência compartilhe no Twitter informações sobre filas ou acidentes.
Ah, e não se esqueça: o sucesso de uma rede social está no compartilhamento e participação. Por isso, sempre crie conteúdos que estimulem seu público a enviarem para amigos ou comentem chamando mais pessoas a verem aquele determinado post.
Conteúdo sob demanda
Esse é um daqueles trunfos que toda emissora deveria pôr em prática, mas acaba se esquecendo. Criar sua programação, postagens em redes sociais, podcasts, lives, levando em conta o que seu público quer ver sendo feito pela sua emissora é meio caminho andado para aumentar a interação entre rádio e ouvintes.
Tenha sempre um espaço aberto para essas contribuições. Mas, mais do que apenas receber, aproveite, de fato, essas contribuições. Um formato interessante para rádios musicais é montar um programa apenas com “as pedidas do ouvinte”. Antes de reproduzir, o locutor informar o nome de quem pediu e qual a música.
Nas rádios jornalísticas, as contribuições dos ouvintes podem ser utilizadas para programas específicos se aprofundando no assunto trazido ou para responder a diferentes dúvidas.
Fora do tradicional, os podcasts são excelentes formatos para esse tipo de abordagem de conteúdos sob demanda.
Recompense as interações entre rádio e ouvintes
Já falamos um pouco neste texto sobre o concurso cultural. Tradicional no meio rádio, a participação de ouvintes em ações promocionais contando histórias é uma das formas mais efetivas de recompensar a audiência por suas interações. A rádio consegue tanto estimular a interação, como aproveitar ao máximo as histórias do seu público para transformar em formatos criativos de conteúdos.
Além do concurso cultural, existem outras formas de recompensar e premiar seus ouvintes por conta de interações. Algumas estratégias contundentes são:
- música premiada, em que o ouvinte conta quantas vezes tocou determinada música ou cantor;
- doação premiada, em que o ouvinte deve ir a algum estabelecimento comercial fazer doação de algo (roupa, alimento, etc) e recebe algum tipo de desconto ou prêmio.
- Canal Vip de Conteúdos, em que os ouvintes que mais participarem da programação ganham acesso à programação com transmissões e conteúdos exclusivos. Também pode beneficiar essa audiência com sorteios especiais, camarote vip em eventos, etc.
Como você percebeu, existem diferentes alternativas para aumentar a interação entre rádio e ouvintes. O caminho para isso é pensar o engajamento como um foco da sua emissora, criando tipos de interações criativas para os variados canais que seu veículo possui. Além disso, é importante que sua equipe não tenha medo de inovar e abusar dos novos formatos de interação. O que importa é sempre estar atento ao que seu público espera e como atender aos seus anseios e gostos.
Fonte: Cadena Sistemas