Evento foi realizado na semana passada nos Estados Unidos. Profissionais brasileiros citam as suas impressões da edição 2017
Radiodifusores de todos os cantos do mundo acompanharam mais uma edição da NAB Show, considerada a maior feira de negócios na área de comunicação no mundo. E a delegação brasileira foi a maior entre os países visitantes, superando pela primeira vez a da China (tida geralmente como a maior delegação nas edições da NAB Show). A feira e o congresso foram realizados entre os dias 24 e 27 de abril em Las Vegas (Estados Unidos) e a “convergência” entre as formas de entrega de conteúdo foi novamente o destaque da feira, segundo impressões de profissionais brasileiros.
Convergência na entrega de conteúdo
Robson Ferri, empresário da RF Mídia (empresa que, pelo segundo ano consecutivo, contou com um estande na NAB Show), destacou a que uma das principais impressões deixadas pela NAB Show foi a convergência entre os meios. Segundo o profissional, há a impressão que pavilhões como o de rádio estão menores em relação às edições anteriores, porém isso é fruto da convergência entre os formatos de entrega de conteúdo, hoje se misturando em áudio, video e outras modalidades. Para Ferri, isso mostra uma evolução da mídia, que passa a atuar em mais frentes na hora de oferecer conteúdo ao público.
Rádio Híbrido e novidades técnicas
O engenheiro da SET Eduardo Cappia também destacou pontos importantes da NAB Show 2017. Primeiro, ele lembrou que a delegação brasileira foi a maior do evento na comparação com as delegações de outros países, com cerca de 800 profissionais do Brasil que estiveram em Las Vegas na semana passada (número também superior aos anos anteriores). Segundo Cappia, isso mostra o “clima positivo que se respira no setor de comunicação no Brasil, apesar das dificuldades econômicas vividas pelo país atualmente”.
Também foi destaque a apresentação de uma solução do “HD Radio” para o rádio híbrido (que trabalha entre os sinais analógicos/digital com o streaming). Será feito um teste no Brasil, através de duas emissoras de Curitiba (PR), para mostrar as funcionalidades do sistema e também a atuação através do RDS (Radio Data System), independentemente do “PY” do RDS. Segundo os testes, Cappia observou que o sistema trabalha vinculado às coordenadas geográficas de transmissão e à frequência.
A feira também contou com vários destaques em soluções de entrega de conteúdos de áudio e vídeo, com destaque para equipamentos que trabalham via IP (mesas, codecs, entre outros sistemas). Marco Moretto, diretor da Hot 107 FM 107.7 do interior de São Paulo, destacou esses equipamentos via IP disponíveis para o mercado de rádio, além dos processadores de áudio (como lançamentos da Orban e da Omnia). Moretto também destacou o estande da Blackmagic, muito movimentado, com soluções de simplificar as atividades de vídeo, inclusive com simulações de audio e vídeo para emissoras de rádio.
Fonte: Tudo Rádio