A pandemia de Covid-19 transformou o dia-a-dia da maior parte das pessoas. E após um longo período de isolamento, contato social restrito e saúde em risco, novas tendências de costumes surgiram e prometem se solidificar ainda mais no ano de 2022. De acordo com especialistas, bem-estar, saúde, lazer e ensino à distância destacam-se entre os mercados considerados prósperos para a economia.
Confira quatro tendências de negócios:
Fitness
A quantidade de pessoas que pratica exercícios físicos já era bastante considerável antes mesmo da pandemia. Após o coronavírus, esse número tende a subir ainda mais porque praticar exercícios, tornou-se muito mais do que uma estratégia para conquistar o corpo ideal ou ter momentos de lazer. Agora, mais do que nunca, significa ser saudável.
E é por isso que o mercado fitness é considerado promissor em 2022. “Sejam academias de ginástica, sejam lojas e distribuidoras de equipamentos ou suplementos alimentares. “Demandas de bem-estar e saúde mostram uma retomada acima da média”, disse em entrevista César Rissete, gerente de competitividade do Sebrae nacional.
Já Antonio Maganhotte, CEO da Tecnofit, startup especialista em sistema de gestão para apoio à tomada de decisão de negócios fitness, pontua que além do cuidado com o corpo, o exercício físico promove também o bem-estar mental, que foi um dos mais afetados durante o enfrentamento de isolamento social.
Saúde
Tudo o que engloba o nicho da saúde deve ganhar força para o próximo ano. Isso se deve pelo aumento da procura por serviços de apoio ao equilíbrio mental, consultas terapêuticas e até mesmo aplicativos aliados para relaxar ou dormir melhor. Esse aumento sinalizado vai continuar em crescente, segundo entrevista do diretor do birô de tendências Observatório de Sinais, Dario Caldas.
Também relacionado a área da saúde, a alimentação saudável está em evidência e tende aumento contínuo, segundo Rissete, do Sebrae.
Lazer
Com o relaxamento das medidas restritivas, a tendência é que as pessoas voltem a sair, participem de eventos, reuniões e viagens de lazer. Portanto, as áreas de lazer, turismo e entretenimento devem se recuperar e se apresentar como grande tendência de negócios em 2022.
“Pressupondo que se mantenham o ritmo de vacinação e os protocolos de saúde, o setor vai se beneficiar. O consumidor deve procurar muito os espaços de convívio social, entretenimento e arte, como casas de shows, galerias, teatros”, diz Rissete.
O setor de viagens, inclusive, já vem dando sinais de reaquecimento, com destaque para os locais na natureza, refúgios, sem grandes aglomerações.
Ensino à distância
Seja para desenvolvimento pessoal ou para o profissional, durante a pandemia, por conta da restrição de ensino presencial, o ensino à distância ganhou espaço e se mostrou eficaz.
O aumento também se mostra em ascenção segundo o estudo de especialistas, estando entre a fatia próspera da economia para o ano que vem.
Fonte: 012 News