Pela primeira vez na história, será lida hoje, a Mensagem do Segmento de Comunicação ao Parlamento Catarinense. A inovação tem a frente o presidente da Acaert (Associação Catarinense de Rádio e Televisão), Marcello Corrêa Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC em Santa Catarina.
Só para se ter uma ideia, a Acaert que completa 39 anos em novembro, representa 257 emissoras de rádio e 23 emissoras de televisão em Santa Catarina. Em 98,3% dos lares catarinenses há um aparelho de televisão. Já o rádio alcança seis milhões de ouvintes. O segmento é responsável por mais de 10 mil empregos diretos em Santa Catarina, contribuindo de forma decisiva para alavancar as potencialidades regionais.
Pesquisas, como a realizada pela XP Investimentos, mostram que a credibilidade do rádio e da televisão são expressivas para os brasileiros – respectivamente – 61% e 64%. Já o Kantar Ibope revela que 73% dos entrevistados consideram o jornalismo fundamental para a democracia.
É neste contexto que o documento aprensentado hoje destacará a atuação dos veículos de comunicação no Estado e a percepcão sobre a realidade política e socioeconômica catarinense e brasileira. O texto sintetiza a importância das emissoras de rádio e televisão no contexto do Estado e do país.
Fonte: Notícias do Dia