Hoje em dia tem se tornado cada vez mais frequente o uso das mídias digitais como fonte de entretenimento e informação. As pessoas não dependem mais exclusivamente da televisão, rádio ou de mídia impressa para se manterem atualizadas sobre o mundo.
Existem inúmeros blogs, sites e aplicativos oferecendo conteúdo gratuito de interesse de todos os públicos.
A rádio tem um site e um aplicativo para seus ouvintes, mas e agora? Como ter retorno com essas plataformas? Veja algumas dicas para dar o primeiro passo:
1. Entenda como é que funciona a venda de mídia online
São várias as formas de vender os espaços publicitários no seu site e aplicativo, mas vamos citar as mais relevantes para começar:
Por período: A rádio pode negociar por dia, semana, mês ou até por algumas horas, em um programa especifico. Vender por período vale bastante a pena para quem tem poucos acessos, e a quantidade não tem muitas variações entre um dia e outro. Por outro lado, se houver algum dia em que o site ou app for bastante visitado, a rádio acaba perdendo pois o anunciante pagará o mesmo valor.
CPM: é a sigla de Custo por Mil e é o mais comumente usado. A rádio colocará um valor para cada 1.000 vezes que o anúncio for impresso, ou seja, visto. É a forma mais usada porque independente da variação dos acessos, a emissora ganhará por impressão.
CPC: é a sigla de Custo por Clique. A rádio receberá por cada ouvinte que clicar no banner impresso. Também é bastante usado, mas é preciso analisar se a campanha do cliente é focada em cliques antes de vendê-la.
2. Mantenha o conteúdo atualizado
Se seu site ou app for estático, é mais difícil atrair as pessoas para entrarem nele com frequência. Disponibilize o conteúdo do ar também nas plataformas digitais, para as pessoas que quiserem ouvir depois. Tenha notícias e promoções atualizadas. Dessa maneira, é criado um motivo para os ouvintes acessarem diariamente. Lembre-se sempre que a rádio vende audiência, e onde conseguir engajá-la e medi-la, é possível vender publicidade.
3. Tenha Métricas
Acompanhe sempre a quantidade de acessos e inclua os dados no mídia kit da rádio. Mostre a quantidade de acessos ao site, downloads e acessos do app, usuários ativos, tempo de permanência ou qualquer outro número que julgue importante para convencer os clientes que investir no digital da rádio é um negócio.
4. Aposte no relacionamento da sua equipe comercial
A esquipe comercial da rádio já tem relacionamento construído com os clientes que compram as inserções no ar, então aposte nisso para indicar aos clientes esse novo meio de publicidade. E aproveite o contato com as agências de propaganda que estão em busca de meios digitais.
5. E quanto ao preço? Por quanto vender?
Bom, a melhor resposta é depende. A variação de preços é pelo nicho do público. Quanto mais amplo for o público da rádio, mais barato fica o CPM. Quanto mais específico for, mais alto é esse valor, porque a assertividade também é maior. Por esse motivo, é muito importante a emissora conseguir definir quem é são as pessoas que estão acessando as plataformas digitais, e quanto mais informações, melhor. Veja mais sobre conhecer o público da rádio nesse artigo.
Fonte: Loucos por Rádio.com