Há quem diga que as mídias sociais são vilãs que comem boa parte do orçamento de marketing das marcas, que são intrusas nas mídias e banalizam o investimento. Talvez a postura tenha de ser um pouco diferente… A revolução acontece quando se começa a pensar nas mídias sociais como aliadas dos negócios da radiodifusão e é esse o caminho deste post.
Mídias Sociais: vilãs?
Para início de conversa não dá para entender as mídias sociais como uma possibilidade de mídia ingênua, isto é, quem não souber contra argumentar frente às objeções tende a perder boas oportunidades e deixar com que se transforme de fato em um limitador de resultados.
Primeiro, o marketing digital pode ser mais barato, mas pouquíssima gente sabe fazê-lo, então os R$ 100,00 que o seu potencial cliente gasta patrocinando um post do Instagram pode representar exatamente retorno zero de vendas para ele. De nada adianta ter um acréscimo de 5.000 seguidores se estes não moram na região ou não têm perfil para compra do produto/serviço. E tudo fica uma questão de referência: investir em rádio necessita de um valor mais robusto, porém o resultado não é jogar dinheiro fora e sim engajar uma audiência qualificada para os produtos e serviços que o seu anunciante precisa vender.
Quem nunca escutou do cliente: “eu invisto no Instagram e no Facebook”? Por essas e outras antes de ir prospectar, é necessário fazer um diagnóstico e um mapeamento das caraterísticas e das necessidades mais visíveis do potencial anunciante. Muitas vezes aquele que falou que investe nessas redes sociais fez o último post em maio de 2021… Quem não tem recência, nem frequência, pode apenas ter a resposta decorada, mas que não traduz a realidade.
As redes sociais podem assumir um papel fundamental para potencializar as vendas da rádio, basta compreendê-las e usá-las adequadamente. O primeiro cuidado é não passar a valorizá-las mais do que espaço na programação da rádio. Lembre que a essência do negócio é a rádio e não o perfil no Instagram, a Fanpage, ou até mesmo o canal do Youtube da rádio. Use-os como potencializadores e não como substitutos.
Mídias sociais: aliadas?
O Marketing Digital, principalmente com enfoque nas mídias sociais, é importante como suporte para fomentar ainda mais a comercialização dos espaços na própria rádio, mas não pode se sobrepor. É importante entender que as redes sociais são espécies de “terrenos alugados”, os donos de verdade (Instagram, Facebopok, Youtube…) podem definir e modificar as regras quando bem entenderem.
Use as redes sociais para alavancar os resultados da rádio. Faça campanhas que levem o seguidor do Instagram para o programa que está acontecendo na rádio, estabeleça conexões como: inscreva-se pelo nosso Instagram e veja os resultados durante o programa X. Crie conteúdos relacionados, poste nas redes sociais pílulas destes conteúdos, convide o seguidor a assistir on-line e pelo rádio mais conteúdos como aquele.
Torne suas redes sociais convidativas ao engajamento, poste conteúdo de qualidade, com frequência, convide a audiência para participar. Mostre essa participação e estimule os seus potenciais anunciantes a acompanhar as suas campanhas que fazem a conexão entre a rádio e o on-line. A receita é transformar as suas redes sociais em argumentos de vendas para fechar mais negócios. Porque tudo é uma questão de referência e perspectiva!
Kelly Costa atua há mais de 17 anos na docência do ensino superior em disciplinas de graduação e pós graduação com enfoque em Marketing e Vendas, além de prestar consultoria para empresas de distintos segmentos. Atualmente é gerente executiva do SERT/SC e colunista do nosso site.