O ouvinte moderno quer liberdade para acessar a sua rádio favorita pela plataforma que considerar melhor e mais prática. Além disso, este é um público atraído pela interação que as emissoras promovem. Especialmente por aquelas que acontecem nas redes sociais. Por isso, as rádios não oferecem mais conteúdo apenas na frequência em que estão sintonizadas. Elas também aproveitam o potencial da internet e dos aplicativos.
O que alguns administradores de rádio ainda não sabem é qual estratégia utilizar para medir a audiência de todos estes canais. Este é um dado importante, afinal, os espaços publicitários destas novas plataformas também rendem lucro para a emissora – e o número de ouvintes conectados na rádio ainda é um dos maiores argumentos para conquistar anunciantes.
Saiba como medir a audiência da rádio em diferentes plataformas
1. No ar
Se você busca saber quantos ouvintes sintonizam nos programas da sua emissora via rádio, o IBOPE inteligência é a solução. A empresa de pesquisa presta serviços para grandes emissoras de comunicação do país há anos. Hoje em dia, o IBOPE fornece informações completas relacionadas à audiência, como tempo médio de permanência dos ouvintes e alcance da rádio.
Mas existem outras maneiras de medir a sua audiência. As participações de ouvintes, por exemplo, funcionam como um bom medidor. Avalie o número de ligações recebidas, de pedidos de música, as participações de ouvintes e outras interações.
2. No site
O site é mais um espaço interessante para oferecer aos seus anunciantes. Para isso, é essencial montar um mídia kit com informações relevantes, o alcance do endereço virtual é uma delas. Para medir a audiência do site, use ferramentas que permitam identificar o número de acessos diários e o tempo de permanência dos internautas. Uma boa opção é o Google Analytics, que permite a análise: do número de pessoas que acessam o site, o tempo no website por região, visitantes ativos em tempo real, entre outros.
3. No aplicativo
O primeiro passo para detectar o alcance do seu app é controlando o número de downloads. A partir desta informação você já consegue ter uma boa noção da audiência da rádio via aplicativo. Além disso, é possível detectar o número de acessos e o tempo de permanência. Assim, você sabe quantas pessoas, efetivamente, escutam a sua rádio usando um smartphone e qual é a aceitação de cada programa veiculado pela emissora.
4. Nas redes sociais
O número de seguidores nas redes sociais já ajuda a identificar o alcance da rádio na internet. Mas para uma resposta mais direta, é preciso medir o engajamento. Ou seja, quantos destes seguidores interagem com a sua emissora. Analise o número de curtidas, os comentários e os compartilhamentos dos seus posts. Mensagens diretas e menções também são medidores importantes. Não esqueça que você pode incentivar estas interações, para aumentar o alcance e a influência da rádio.
Fonte: Cadena Sistemas