SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
05/09/2018

Como fazer um bom planejamento de grade na programação de rádio?

Como fazer um bom planejamento de grade na programação de rádio?
05/09/2018

Quando uma rádio está sendo criada, é muito comum que todos os esforços sejam focados na parte técnica. Investir em ferramentas e equipamentos é de extrema importância, mas não é tudo. O conteúdo que você oferece aos ouvintes na grade de programação de rádio será o seu diferencial entre centenas de radiodifusoras disponíveis. Sendo assim, deve haver um planejamento para definir o que e como você vai transmitir uma mensagem.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer um bom planejamento de grade? Confira nossas dicas e descubra de uma vez por todas!

Entenda o perfil do ouvinte

Um dos passos mais importantes antes de montar uma grade de programação é entender quem é o seu ouvinte. Para criar um conteúdo adequado, você precisa saber com quem quer se comunicar e, a partir disso, descobrir qual é a melhor forma de criar essa relação.

Entender o perfil do ouvinte significa conhecer seus hábitos, gostos, desejos e necessidades. E é a partir dessas informações que você conseguirá definir uma linha de estilo para seguir, envolvendo o formato dos seus programas, o estilo de conteúdo transmitido e, até mesmo, o tipo de anunciante que pode encontrar.

Defina a região que você quer alcançar

Se você for trabalhar com uma rádio tradicional terá um alcance limitado. Por isso, é importante definir a região que você pretende alcançar e trabalhar o conteúdo em cima disso.

Diferentes regiões podem ter um perfil de moradores e frequentadores distintos, e você deve identificá-los para conseguir oferecer a programação adequada.

No caso de rádios online, o alcance é praticamente ilimitado. Então, você deve focar apenas no perfil do seu ouvinte.

Fique de olho nas tendências

Conhecer as músicas e estilos mais tocados é fundamental para criar uma programação atraente e sempre atualizada. Para manter os ouvintes interessados no seu conteúdo é importante sempre inovar e trazer novidades para a grade.

Entretanto, você deve ser fiel ao estilo da sua rádio. Se a sua proposta é criar uma programação musical dos anos 80, não faz sentido querer transmitir um pop moderno. Ao invés de agradar, essa atitude só servirá para afastar o seu verdadeiro público.

Preze pelo equilíbrio

Equilíbrio é tudo! E isso também vale na hora de planejar a programação de uma rádio. Por isso, aposte em uma grade variada e equilibrada, prezando sempre por satisfazer as necessidades do seu público.

Para manter seus ouvintes interessados no que você oferece, uma boa dica é contar com uma programação múltipla, que contenha programas musicais, entrevistas, entretenimento e conteúdos informativos. Só não vale exagerar, viu? Deixe sempre claro qual é o segmento e objetivo do seu projeto.

Agora que você já sabe tudo sobre como planejar uma grade de programação de rádio, é hora de colocar a mão na massa! Seguindo nossas dicas, é possível criar um conteúdo incrível, que atrairá e fidelizará os seus ouvintes. Está esperando o que para experimentar?

FONTE: Teletronix.

Artigo anteriorMigração para FM é considerada positiva por quase totalidade de emissorasPróximo artigo Migração AM/FM: Anatel libera mais 11 canais em cinco estados

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Celesc lança 1º Prêmio de Jornalismo com apoio de entidades do setor em SC24/07/2025
Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão24/07/2025
Radiocentre lança campanha para incentivar investimentos em publicidade no rádio no Reino Unido24/07/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp