Já faz muito tempo que caiu por terra a teoria de que o espectador de televisão é passivo, e apenas recebe os conteúdos veiculados na TV sem nenhuma outra atividade relacionada. Agora, com a internet, as redes sociais e os mecanismos de buscas, é possível mensurar em números o impacto de cada conteúdo exibido na programação e qual o comportamento dos consumidores em relação ao que assistem.
Isso explica o aumento no número de comerciais televisivos que, em vez de ir direto ao ponto e apresentar a mensagem no tempo de TV, atiçam a curiosidade dos espectadores, buscando direcioná-los para uma página na internet. Muitas vezes, isso nem precisa ser feito de modo explícito. Basta colocar um termo pouco conhecido ou algumas palavras misteriosas e ver o impacto causado.
Para analisar o comportamento do consumidor em relação ao que é exibido, a ferramenta Google Trends cumpre um papel fundamental. Com estatísticas precisas que indicam o volume de buscas por determinado termo na plataforma Google, em poucos minutos é possível ter a noção exata do quão curiosos os espectadores ficaram com determinado conteúdo.
O analista de redes Gabriel Fernandes, editor de tecnologia do ReviewBox, explica como isso é utilizado no dia-a-dia: “O monitoramento das buscas é essencial para entender o que está em alta na internet e, consequentemente, quais dúvidas, necessidades, interesses e curiosidades estão na cabeça dos brasileiros. Mesmo que isso se reflita nos ambientes virtuais, muitas vezes a origem das inquietações não está na internet, mas sim na TV. Agora, é possível medir as consequências de cada conteúdo veiculado e, com isso, aprimorar todas as estratégias”.
Se você veicula conteúdo em uma rede de televisão, é muito simples entender o impacto que os seus comerciais causam nos espectadores: entre na ferramenta de análise de pesquisas e monitore o volume de buscas sobre a sua marca no momento exato em que a propaganda foi exibida. Assim, você poderá ver quais horários estão atraindo mais a atenção do seu potencial público e investir de maneira mais assertiva em suas inserções.
Este processo é tão importante quanto monitorar o que estão falando sobre a sua empresa nas redes sociais, mas é deixado em segundo plano na maioria das vezes.
Em relação à programação normal da emissora, também é possível ter uma ótima noção de quais conteúdos estão impactando mais os espectadores. Por exemplo, se algum tema foi abordado no jornal local, você pode analisar as buscas por aquele assunto após a exibição da matéria. Para aumentar a precisão, é possível filtrar por cidade.
Isso também pode ajudar a definir quais assuntos merecem mais atenção durante a programação e quais temas a população não se interessa tanto, sendo uma ferramenta importantíssima para o processo de tomadas de decisão da emissora e para a definição dos conteúdos.
Fonte: Teletronix