Como a tecnologia pode ajudar o futuro dos veículos de comunicação
O Brasil tem sofrido muito com as diversas repercussões da atual crise política e econômica e a indústria de mídia não está imune a esses efeitos. Ao mesmo tempo, surgem oportunidades emergentes de como a tecnologia pode ajudar a mídia a ter um futuro melhor.
Pelo menos uma dúzia dos principais veículos de comunicação – estações de rádio e TV, sites de notícias, publicações impressas – deixaram de existir nos últimos meses. Com a crise, os editoriais e publicações locais sofreram um enorme impacto. Os principais veículos de comunicação do Brasil fecharam sucursais e estão sendo forçados a focar em notícias de caráter nacional, deixando de lado a cobertura local – uma vez que não possuem equipes para fazer esta cobertura.
Notícias locais estão cada vez mais raras e são cada vez mais essenciais. Matérias locais sobre negócios, atrações culturais e os problemas que afetam a comunidade são importantes para que as pessoas possam entender a realidade e buscar soluções para o que precisa ser mudado. Hoje, as mídias sociais e outros meios de notícias digitais são os meios onde as pessoas buscam informações e esses conteúdos surgem de fontes variadas. Os veículos de comunicação precisam mudar a forma de distribuição de notícias para manter os leitores. Na empresa de tecnologia Hoodline, com sede em São Francisco (EUA), foi criado um novo conceito de produzir notícias, que é chamado “notícias sob medida”.
Usando um poderoso algoritmo é possível identificar cada pedaço de conteúdo que é dividido em mais de 20 categorias sobre assuntos locais. A partir desta informação, os aplicativos de serviços e os sites de notícias podem selecionar um conteúdo ou buscar informações específicas como, por exemplo, todas as matérias sobre crimes que aconteceram no ano passado, no raio de até 500 metros de distância da Prefeitura de Florianópolis, ou os restaurantes no Centro de Blumenau com críticas feitas nas últimas 48 horas. O resultado desta apuração tão detalhada e criteriosa é a geração de um conteúdo feito sob medida para um público específico, dentro de um contexto e quase em tempo real.
Plataformas de distribuição de conteúdo como a que estamos construindo é uma nova forma de oferecer conteúdo aos veículos de comunicação. Essas plataformas colocam os conteúdos diretamente nas mãos daqueles que estão buscando notícias específicas. Uma pessoa que, por exemplo, está se mudando para um novo bairro e quer conhecer mais sobre as escolas locais pode ter acesso a esse tipo de informação de maneira mais rápida e fácil.
O que é realmente animador é que essa nova tecnologia pode ajudar os veículos de comunicação brasileiros. Se esses veículos estão em busca de uma reconstrução é preciso que sejam reinventados. É hora de se ajustar às necessidades, à realidade dos consumidores e dos mercados e a tecnologia é o único caminho para atingir esses objetivos.
*Marcos Voltolini é catarinense, nascido em Trombudo Central, graduado em engenharia eletrônica pela Universidade de São Paulo (USP) e cofundador da plataforma de Inteligência Hoodline, sediada em São Francisco (EUA).
Fonte: Portal Making Off