SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
11/03/2022

CHAMADA DE TELEMARKETING SEM PREFIXO 0303 PODE SER DENUNCIADA PELO CONSUMIDOR A PARTIR DE HOJE

CHAMADA DE TELEMARKETING SEM PREFIXO 0303 PODE SER DENUNCIADA PELO CONSUMIDOR A PARTIR DE HOJE
11/03/2022

A partir de hoje, 11 de março, passa a vigorar regra da Anatel que obriga empresas de telemarketing ativo a usar o prefixo 0303 Consumidor pode denunciar abusos às operadoras, aos Procons ou à Anatel.

O consumidor que receber uma ligação indesejada de oferta de produtos e serviços com número iniciado por 9 pode denunciar. Segundo Vinícius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, a nova regra é válida a todas as empresas, sem exceção, que recorram ao celular para realizar ofertas.

“Hoje, as chamadas que o assinante receber com recurso de numeração da rede móvel começando com 9 e se destinam a telemarketing, pode ser alvo de reclamações na operadora, no Procon ou Anatel. Se recebermos a reclamação aqui, vamos fazer apuração junto à prestadora e exigir providências”, pontua Caram.

Ao receber uma ligação de telemarketing ativo no celular, o aparelho deve mostrar na tela o número. Este número deve ser iniciado por 0303 para identificação fácil do consumidor. Caso isso não ocorra e comece com 9, então é passível de denúncia. É importante esclarecer que telemarketing ativo se restringe a chamadas para a venda de produtos e serviços. Já cobranças, pedidos de informação, alertas e avisos permanecem sem restrição.

BLOQUEIO
O sistema Não Me Perturbe das operadoras a partir de hoje permite o bloqueio de números 0303 para o consumidor que se cadastrar na plataforma, de todos os setores da economia que usem telemarketing ativo. O uso do Não Me Perturbe foi solicitado pelas próprias operadoras.

O superintendente reforça, porém, que a utilização da plataforma deve ser encarada pelas empresas como estratégia preliminar, uma vez que elas não conseguiram implementar um sistema de bloqueio caso a caso mediante pedido do cliente a tempo.
“As operadoras de telecomunicações deverão desenvolver um plano de bloqueio de curto e médio prazo. Já determinei que desenvolvam sistemas próprios e funcionais para o bloqueio de números a cada pedido do cliente”, acrescenta.

Fonte: Tele Síntese https://www.telesintese.com.br/consumidor-pode-denunciar-chamada-de-telemarketing-sem-prefixo-0303-a-partir-de-amanha-11/

Artigo anteriorRadiodifusão: A Força das MulheresPróximo artigo Registrada Convenção Coletiva de Trabalho 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Ministério das Comunicações abre consulta pública para flexibilização e dispensa de retransmissão do programa ‘A Voz do Brasil’22/01/2026
5G do Brasil é o mais rápido da América Latina, aponta Ookla14/01/2026
Nova Lei do Multimídia e a Radiodifusão14/01/2026

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp