Santa Catarina começa, em breve, a receber apenas o sinal digital de televisão. As primeiras cidades do estado que passarão pelo processo de desligamento da TV analógica são Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, São José e Biguaçu, no dia 31 de janeiro de 2018. Até lá, pelo menos 90% dos domicílios deverão estar aptos a receber o sinal de TV digital terrestre. Para alertar a população e ajudar na preparação para o novo sinal, a ABERT, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e a Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento do sinal analógico de TV no Brasil) vão lançar, na quinta-feira (22), a campanha do desligamento do sinal analógico.
O presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, e o presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli, estarão presentes no evento.
As ações de divulgação da chegada da TV digital atendem às exigências da Portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações, que prevê inserções para alertar a população sobre a mudança que está por vir. Desde janeiro deste ano, as emissoras locais estão veiculando mensagens sobre o processo de migração do sinal analógico para o digital.
Para não ficar sem a programação de TV aberta, a população precisa se preparar, com a instalação de conversor e antenas digitais nos aparelhos de televisão. As TVs de tela fina fabricadas a partir de 2012 já possuem conversor integrado e precisam apenas da antena externa para sintonizar os canais digitais.
O sinal digital gratuito da TV aberta possui melhor qualidade de som e imagem, além de ser livre de chuviscos e interferências.
A TV analógica já foi desligada nas cidades de Rio Verde (GO), Brasília e São Paulo (SP). Em Goiânia, o desligamento acontece gradualmente e deve ser finalizado no dia 21 deste mês.
Quase 46 mil kits digitais, com conversor, antena, cabos e controle remoto, serão distribuídos para as famílias de baixa renda beneficiárias de programas sociais do governo federal em Florianópolis.
Para saber mais sobre a distribuição dos kits e locais de retirada, ligue para 147 ou acesse www.sejadigital.com.br.
SERVIÇO
Data: 22 de junho
Hora: 14h
Local: Hotel Majestic – Florianópolis (SP)
Últimos dias para se preparar para a TV digital em Goiás
Em Goiânia (GO), onde o desligamento gradual começou no dia 31 de maio, a medição do Kantar Ibope no dia 4 de junho apontava 96,2%. O desligamento definitivo na capital goiana e em outros 28 municípios do estado acontece na próxima quarta-feira (21).
As entregas dos kits digitais gratuitos na cidade chegaram a 391 mil e os agendamentos a 400 mil. São quase 100 mil kits entregues a mais que o orçado. A previsão inicial de entrega era de 293 mil.
Vídeos gratuitos da ABERT alertam à população sobre a TV digital
Para que a audiência não seja afetada com o desligamento da TV analógica, é preciso esclarecer os telespectadores sobre o processo que está por vir. Para ajudar as emissoras de televisão, a ABERT disponibilizou cinco vídeos com download gratuito que podem ser utilizados na programação (clique aqui para baixar).
As animações de 30 segundos esclarecem sobre a necessidade de adquirir um conversor, instalar a antena corretamente, e como as famílias que participam de programas sociais podem ganhar um kit gratuito. As produções são animadas pelos personagens da família que protagoniza os vídeos sobre a TV digital da ABERT. Um dos vídeos mostra como ficará a televisão do telespectador, com chiados e chuviscos, se ele não adaptar seu televisor.
Para obter mais informações, basta ligar para 0800 940 2104 ou acessar www.abert.org.br.
Fonte: ABERT.