A Cadena, empresa especializada em soluções em software para emissoras de rádio há mais de 20 anos, e o Sindicato Patronal de Radiodifusão de Santa Catarina (SERT/SC), anunciaram na última sexta-feira uma parceria que deve colocar o rádio em um novo patamar de entrega de valor e resultado de campanhas.
Através do uso de uma ferramenta chamada Cadena Online, as emissoras passarão a ter todos os dados das participações dos seus ouvintes em um único banco de dados, além de poderem realizar pesquisas de forma rápida e sem stress. O formato foi pensado para fortalecer o meio como um todo e não mais como uma iniciativa individual de cada emissora.
“A grande sacada foi focar em trazer benefícios para ouvintes, emissoras, agências e anunciantes. A ferramenta teria que dar números, pois a cada dia as rádios são mais cobradas a mostrar resultados, ao mesmo tempo que teria que otimizar as operações nas emissoras, que estão cada vez mais enxutas. Além disso, precisava ser fácil para o ouvinte acessar, sem a necessidade de lembrar de senha, preencher enormes formulários todas as vezes que quisesse participar de uma promoção ou ser obrigado a interagir por um ou outro meio exclusivamente porque a rádio não conseguia controlar múltiplos pontos de contato”, resume Carolina Sasse, sócia e diretora da Cadena que vem palestrando sobre audiência, engajamento e crescimento de receita nos últimos anos nos principais eventos de rádio brasileiros como SET Expo, SERT/SC, ACAERT e TechDays.
Ainda de acordo com Carolina, a expectativa é que as rádios entreguem campanhas mais eficazes, já conhecendo o perfil detalhado de quem interage. “Saber quantos ouvintes possuem intenção de trocar de carro nos próximos meses ou quantos tem animais de estimação em casa, por exemplo, é fundamental para a realização de campanhas mais eficazes. Pesquisar o ouvinte ajuda também na tomada de decisões relacionadas ao artístico, ajudando a emissora a ser de fato dinâmica”, complementa ela.
A presidente do SERT/SC, Ana Paula Melo, também enxergou a oportunidade para o meio: “A radiodifusão vive um momento de transformações e queremos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do nosso mercado”. E para facilitar a adoção no Estado, o SERT/SC criou um Clube de Vantagens com descontos negociados para filiados.
A ferramenta conta ainda com a distribuição automatizada do conteúdo da rádio sob demanda em todas as plataformas existentes como Apple e Spotify, gerando até páginas exclusivas para as emissoras que não contam com site. Várias emissoras no Brasil, como a Jovem Pan e a CBN, já são destaque junto aos ouvintes por facilitarem o acesso ao conteúdo a qualquer hora, garantindo que ninguém perca o programa por não poder acompanhar ao vivo. “O consumo de conteúdo sob demanda cresce a cada ano. YouTube já é a maior rede social no Brasil e a segunda no mundo, Netflix continua crescendo, Apple e Disney anunciaram recentemente a entrada nesse mercado, ou seja, o rádio precisa se adaptar de forma urgente para dominar esse espaço e entregar mais para ouvintes e anunciantes”, finaliza Carolina.