SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
03/11/2016

Cada R$ 1,00 investido em mídia gera R$ 10,69 de retorno ao anunciante

Cada R$ 1,00 investido em mídia gera R$ 10,69 de retorno ao anunciante
03/11/2016

Esta foi a conclusão do estudo encomendado pela ABAP à Deloitte

A ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) contratou a consultoria Deloitte para fazer uma análise sobre o impacto da publicidade na economia brasileira. Esta encomenda foi efetivada após quatro estudos sobre a indústria brasileira da comunicação realizados pela entidade.

10 x o investimento
O jornalista Paulo Macedo, do Propmark, realizou levantamento com base na pesquisa da Deloitte, e conta que para cada R$ 1,00 investido em mídia, o retorno para o anunciante chega a R$ 10,69. Como o investimento anual no Brasil (dados de 2014) é na faixa dos R$ 33,5 bilhões em publicidade, o estudo constata que o impacto no PIB (Produto Interno Bruto) é de R$ 358 bilhões. O volume pode ser maior, afinal não contempla os investimentos de 2015 que, segundo o Ibope, pelo raciocínio bruto, sem descontos, foi de R$ 132 bilhões.

Métrica internacional
O escritório da Deloitte no Brasil usou a métrica desenvolvida pela empresa na Inglaterra para a Advertising Association, similar da Abap no Reino Unido que também usou o modelo econométrico nos Estados Unidos, França e a WFA (World Federation of Advertisers). Nos EUA, como especifica a consultoria, com base em cálculos da IHS Economics and Country Risk, os US$ 297 bilhões destinados à compra de mídia em 2014 tiveram um efeito nas vendas de US$ 5,5 trilhões. “O papel da publicidade como emuladora da competição baseada no preço pode ser observada em praticamente todos os setores do mercado”, sustenta a Deloitte.

Fonte: Acontecendo Aqui – Jaílson de Sá

Artigo anteriorFlexibilização permanente da Voz do Brasil será votada na próxima semanaPróximo artigo DF: Governo distribui 90 mil conversores para acelerar desligamento analógico

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp