SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
17/04/2025

Áudio digital e inteligência artificial: principais lições da NAB Show 2025 nos Estados Unidos

Áudio digital e inteligência artificial: principais lições da NAB Show 2025 nos Estados Unidos
17/04/2025

O rádio digital via streaming ou on-demand e a inteligência artificial foram temas centrais no NAB Show 2025, maior evento de tecnologia e mídia do mundo, realizado em Las Vegas (EUA). A cobertura feita in loco pelo tudoradio.com trouxe uma visão atualizada sobre as tendências que devem impactar diretamente o setor de radiodifusão no Brasil nos próximos meses. Entre os destaques estão o avanço do áudio digital, o fortalecimento do podcast, a aplicação crescente de inteligência artificial nas emissoras e a necessidade urgente de capacitação das equipes comerciais.O tudoradio.com cobriu o NAB Show 2025 direto dos EUA, com os apoios da AMIRT, BRLogic e da ASSERPE.

Representado por Daniel Starck e Cristiano Stuani, o tudoradio.com acompanhou de perto as principais discussões e apresentações do evento, que reuniu grandes nomes da radiodifusão mundial. Conectividade, plataformas próprias, monetização e transformação digital foram alguns dos pilares discutidos. E o foco da cobertura do portal foram as sessões e painéis de rádio ou de assuntos que estão de alguma forma alinhados às oportunidades ou desafios vividos pelas emissoras.

Presença digital estratégica

Para Daniel Starck, é fundamental que as emissoras estejam bem posicionadas no ambiente digital. “Várias tecnologias já estão disponíveis, mas precisam ser potencializadas para reter audiência, engajar as pessoas e monetizar nesses ambientes conectados”, destacou. Já Cristiano Stuani enfatizou a importância das CDNs próprias e do conteúdo segmentado. “Plataformas específicas estão dando certo por aqui. Cada emissora tem seu próprio case de sucesso, muitas vezes construído após diversas tentativas.”

Segundo os dados observados, o consumo digital nas rádios norte-americanas já representa entre 10% e 20% do total de audiência, com o faturamento digital chegando a até 14% da receita em alguns casos. A separação clara entre as fontes de receita é outro ponto que vem permitindo uma gestão mais estratégica.

Tentativas, erros e qualificação comercial

Para Cristiano Stuani, o sucesso das iniciativas digitais passa por tentativas e ajustes. “Algumas soluções já são palpáveis, mas os resultados vieram após muita experimentação. O mais importante é entender de onde vem o crescimento e onde estão os pontos de estagnação.”

Outro tema recorrente foi a necessidade de qualificação das equipes de vendas. “Temos gargalos, e isso não é só no Brasil. Aqui nos Estados Unidos também há preocupação com isso, e há investimento forte em treinamentos voltados ao digital”, explicou Daniel.
Acompanhe mais em Tudo Rádio 

Apresentação do logotipo do NAB Show que será utilizado a partir de 2026 / crédito: tudoradio.com

Fonte: Tudo Rádio.

Artigo anteriorNAB Show 2025 chega ao fim e aponta os rumos do futuro da mídia e do entretenimento com inovação e presença globalPróximo artigo Webinar da Ferncast discute tecnologias de streaming para rádios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Com alta nos custos e concorrência global, rádio reforça posição estratégica no marketing automotivo14/05/2025
Anatel publica nova consulta pública com propostas de alterações técnicas em canais de radiodifusão14/05/2025
Cobertura 4G/5G em áreas rurais cresce 81% em um ano, mas desigualdades persistem05/05/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp