O rádio digital via streaming ou on-demand e a inteligência artificial foram temas centrais no NAB Show 2025, maior evento de tecnologia e mídia do mundo, realizado em Las Vegas (EUA). A cobertura feita in loco pelo tudoradio.com trouxe uma visão atualizada sobre as tendências que devem impactar diretamente o setor de radiodifusão no Brasil nos próximos meses. Entre os destaques estão o avanço do áudio digital, o fortalecimento do podcast, a aplicação crescente de inteligência artificial nas emissoras e a necessidade urgente de capacitação das equipes comerciais.O tudoradio.com cobriu o NAB Show 2025 direto dos EUA, com os apoios da AMIRT, BRLogic e da ASSERPE.
Representado por Daniel Starck e Cristiano Stuani, o tudoradio.com acompanhou de perto as principais discussões e apresentações do evento, que reuniu grandes nomes da radiodifusão mundial. Conectividade, plataformas próprias, monetização e transformação digital foram alguns dos pilares discutidos. E o foco da cobertura do portal foram as sessões e painéis de rádio ou de assuntos que estão de alguma forma alinhados às oportunidades ou desafios vividos pelas emissoras.
Presença digital estratégica
Para Daniel Starck, é fundamental que as emissoras estejam bem posicionadas no ambiente digital. “Várias tecnologias já estão disponíveis, mas precisam ser potencializadas para reter audiência, engajar as pessoas e monetizar nesses ambientes conectados”, destacou. Já Cristiano Stuani enfatizou a importância das CDNs próprias e do conteúdo segmentado. “Plataformas específicas estão dando certo por aqui. Cada emissora tem seu próprio case de sucesso, muitas vezes construído após diversas tentativas.”
Segundo os dados observados, o consumo digital nas rádios norte-americanas já representa entre 10% e 20% do total de audiência, com o faturamento digital chegando a até 14% da receita em alguns casos. A separação clara entre as fontes de receita é outro ponto que vem permitindo uma gestão mais estratégica.
Tentativas, erros e qualificação comercial
Para Cristiano Stuani, o sucesso das iniciativas digitais passa por tentativas e ajustes. “Algumas soluções já são palpáveis, mas os resultados vieram após muita experimentação. O mais importante é entender de onde vem o crescimento e onde estão os pontos de estagnação.”
Outro tema recorrente foi a necessidade de qualificação das equipes de vendas. “Temos gargalos, e isso não é só no Brasil. Aqui nos Estados Unidos também há preocupação com isso, e há investimento forte em treinamentos voltados ao digital”, explicou Daniel.
Acompanhe mais em Tudo Rádio
Apresentação do logotipo do NAB Show que será utilizado a partir de 2026 / crédito: tudoradio.com
Fonte: Tudo Rádio.