Abratel emitiu nota sobre a aprovação do satélite que integrará a política pública de migração dos sinais de TV por satélite da banda C para a banda Ku. A reunião decisiva do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI), aconteceu na quarta-feira, 16 de março.
A opção pelo satélite aconteceu foi direcionada pela análise do critérios de maior capacidade, total e disponível, com a prerrogativa do apontamento para a posição orbital 70°W, da Embratel. De qualquer forma também resguardou o direito dos radiodifusores de disponibilizarem os sinais de TVRO na outra posição orbital indicada – 43,1°W, GLA Brasil.
Sob esta perspectiva, durante manifestação a representantes da ABERT e ABRATEL, Moisés Moreira afirmou que “a decisão tomada resguarda a autonomia e o direito dos radiodifusores de buscarem outras empresas satelitais, no modelo de TVRO, para a disponibilização de seus sinais na banda Ku, inclusive na posição orbital 43,1°, conforme juízo de conveniência e oportunidade na condução de seus negócios”.
Frente a esta decisão e nessas condições, a ABERT e ABRATEL reafirmaram o compromisso de levar a TV aberta e gratuita a toda sociedade brasileira.
Fonte: Abratel https://abratel.org.br/noticias/nota-conjunta-abratel-e-abert-indicacao-do-satelite-banda-ku/