Nos últimos anos, o número de aplicativos para tablets e smartphones tem crescido a níveis extraordinários. Como prova disso, temos a pesquisa realizada pela revista Meio & Mensagem, que mostra que 84% dos consumidores brasileiros usam até 10 apps diariamente. E um dos públicos que mais tem se beneficiado dessa tendência é o dos ouvintes de rádios, que agora podem acompanhar a sua programação favorita a qualquer hora e lugar.
As rádios, por sua vez, estão utilizando esta estratégia para abrirem um diálogo maior com os seus ouvintes e fidelizá-los, acompanhando-os aonde quer que ele vá.
A seguir, descubra como utilizar os aplicativos para emissoras de rádio para atrair uma maior audiência. Veja:
Qual a importância dos aplicativos para as emissoras?
Graças ao advento da mobilidade, o uso de aplicativos móveis no Brasil está crescendo a níveis alarmantes. Tanto é que, de acordo com a pesquisa Tic Domicílios, o acesso à internet via smartphone triplicou nos últimos três anos. E com milhões de usuários utilizando o seu smartphone para a acessar a internet todos os dias, nada mais lógico que as emissoras de rádio os utilizarem como uma ferramenta para atrair um público cada vez maior.
Isso porque os aplicativos levam os ouvintes para conhecerem todo o universo da emissora por meio de uma experiência única e relevante. Assim, ela consegue atrair a sua atenção e criar um novo meio de divulgação para os seus anunciantes, o que sem dúvida contribuirá para o aumento de sua receita. Mas vale lembrar que, para o aplicativo gerar resultados positivos, os responsáveis pela emissora precisam criar uma estratégia e adotar medidas para usá-lo da melhor maneira possível no seu dia a dia.
De que maneiras os ouvintes são fidelizados?
Por meio de um tablet ou smartphone com plataformas Android, iOS ou Windows Phone, o ouvinte busca o aplicativo da emissora para fazer o download gratuitamente. A partir daí, ele consegue acompanhar a sua programação favorita a qualquer hora e lugar, já que a transmissão por meio do aplicativo depende apenas da conexão à internet, e não do alcance e da potência do sinal de rádio transmitido pela emissora.
Através de notificações por Push (alertas sobre atualizações, que direcionam o usuário para o aplicativo), a emissora também consegue manter o usuário sempre informado acerca de shows, promoções, notícias importantes, placares de jogos de futebol, estúdio ao vivo e até início de programas. Dessa forma, uma experiência melhor é repassada para o indivíduo que acompanha a programação e um relacionamento duradouro é estimulado.
Como se beneficiar desse recurso tecnológico?
Nos dias de hoje, apenas aquelas empresas que buscam ser criativas e originais conquistam o mercado. No universo do rádio, isso não é diferente. Para conseguirem um maior número de ouvintes, as emissoras precisam seguir a tendência da mobilidade e investir na criação de um aplicativo que estreite a sua relação com a audiência. Caso contrário, poderão perder espaço para suas concorrentes e sofrer com a perda de fontes de receita.
Os aplicativos para emissoras de rádio não só representam um meio inovador de fidelizar a audiência, como também um espaço para a criação de anúncios, que podem elevar o seu faturamento. Mas para investirem em um aplicativo, é importante que os responsáveis procurem empresas de desenvolvimento confiáveis e com experiência no mercado, para só assim contarem com uma ferramenta de qualidade que gere benefícios palpáveis.
Fonte: Cadena Sistemas