Torre Eiffel passa a ostentar 330 metros de altura, partir desta terça-feira (15), em virtude da instalação de uma nova antena de rádio de seis metros de comprimento.
“Não deixo de crescer desde 1889! Hoje celebramos um novo capítulo histórico: a instalação de uma nova antena que me faz crescer de 324 metros para 330 metros”, ressalta uma mensagem na conta do Twitter do monumento.
A operação de fixação da antena contou com a utilização de um helicóptero que posicionou o artefato, toda a manobra levou 15 minutos, embora o mau tempo tenha atrasado em 3 horas a execução.
“É um grande orgulho”, disse à imprensa o presidente da empresa gestora SETE, Jean-François Martins, para quem a inédita operação, realizada com um helicóptero, marca a história da Torre Eiffel: “um lugar de experimentação tecnológica e científica”.
A torre idolatrada pelos românticos foi construída pelo arquiteto Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1899 e foi, precisamente, sua função como transmissor de rádio, em um primeiro momento com fins militares, que o salvou de ser desmontado, acrescentou Martins.
A nova antena foi resultado de uma operação que custou um milhão de euros (US$ 1,1 milhão) e durou cerca de um ano. A nova antena, que permite a toda região de Paris acessar a rádio digital terrestre, pesa 350 quilos, segundo Arnaud Lacaussy, do operador de difusão TDF.
A instalação da antena acontece em meio aos trabalhos de pintura deste símbolo de Paris, que vai recuperar um aspecto mais dourado em virtude dos Jogos Olímpicos de 2024, a serem realizados na “Cidade do Amor”.
Fonte: Folha de Pernambuco https://www.folhape.com.br/noticias/torre-eiffel-ganha-antena-de-radio-e-cresce-6-metros/219459/