SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
03/12/2020

Alexa conta com anúncios interativos de rádio na Inglaterra

Alexa conta com anúncios interativos de rádio na Inglaterra
03/12/2020

Rádios do Reino Unido já estão veiculando anúncios interativos através de seus streamings de áudio. O sistema, que está disponível na caixa de som inteligente Amazon Alexa, permite a interação entre o ouvinte e a marca anunciante, podendo perguntar por mais informações sobre o produto anunciado, entre outras possibilidades. Segundo matéria veiculada pelo portal Radio Today, a Audi foi a primeira marca a veicular um anúncio de rádio interativo na Alexa britânica.

Os anúncios interativos já foram veiculados pelas rádios Absolute Radio, Kiss Radio e Magic Radio, emissoras do grupo Bauer. A primeira campanha foi executada pela plataforma de publicidade de áudio AdTonos, utilizando sua tecnologia YoursTruly, em parceria com Octave e Omnicom Media Group’s PHD, segundo o Radio Today.

Segundo a reportagem, o anúncio conta com um “acionador de interação”, presente no intervalo comercial via streaming de áudio das emissoras. A partir de sua transmissão, a campanha permite que o ouvinte reaja à mensagem, através de um simples comando de voz direcionado à Alexa. Após a interação, o sistema retorna à rádio ao vivo.

A tecnologia que permite isso, a YoursTruly, foi lançada através de uma campanha voltada à montadora automotiva Audi, tendo como alvo as estações de rádio comerciais de Londres (Inglaterra). O processo, inédito no mundo, permitiu que os ouvintes reservassem test drives para o modelo mais recente da marca por meio da ativação por voz da Alexa. Segundo o RadioToday britânico, a campanha também aproveitou a tecnologia de geolocalização inteligente para ajudar os ouvintes a selecionar a concessionária da Audi mais próxima de suas regiões.

São dois os pontos principais que animam o mercado: a evolução das campanhas publicitárias em áudio e o crescimento das smart speakers. “A campanha inédita que implementamos para a Audi estabelece a base para a inovação em publicidade de áudio e voz em todo o mundo. Conforme o canal continua a crescer – com o mercado global de alto-falantes inteligentes baseados em voz estimado em US $ 30 bilhões até 2024 – estamos ansiosos para continuar explorando os pontos fortes do áudio como parte de estratégias de marketing totalmente integradas”, afirma Phil Rowley, Diretor de Futuros do Omnicom Media Group, em entrevista ao RadioToday UK.


Modelo da 3ª geração da Amazon EchoDot, comercializado no Brasil / fonte: tudoradio.com

“A YoursTruly está definindo para impulsionar um progresso sem precedentes na indústria de publicidade de áudio. Ao permitir que os anunciantes insiram anúncios interativos dinamicamente em conteúdo de rádio ao vivo, a ferramenta abre caminho para comunicação instantânea e bidirecional que não só aumentará as conversões, mas também criará vínculos mais fortes entre anunciantes e públicos de rádio valiosos”, afirma Michal Marcinik, CEO e fundador da AdTonos.

A AdTonos é uma plataforma de publicidade de áudio programática que conecta anunciantes com os veículos digitais, tendo o rádio via streaming um importante campo de atuação. Esse tipo de mercado programático está em expansão, inclusive no Brasil. Empresas de streaming e de tecnologia, como a brasileira MobRadio, já atuam nessa frente de anúncios programáticos em áudio.

Outro detalhe curioso é o fato da alemã Audi estar novamente envolvida na evolução de ferramentas utilizadas pelo rádio. No caso britânico, a montadora aparece como anunciante, mas anteriormente a marca participa dos esforços de evolução do rádio híbrido, tecnologia que combina o sinal de rádio AM/FM com metadados (destaque para o streaming). Esse movimento também colabora com a evolução da publicidade em áudio.

 

Fonte: Tudorádio

Artigo anteriorComposição societária deve ser enviada até 31 de dezembroPróximo artigo Ministério das Comunicações cria Comitê de Governança Digital

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025
Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media28/08/2025
Geração Z lidera uso de TVs conectadas para ouvir rádio AM/FM nos EUA, aponta pesquisa da Edison26/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp