SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
31/05/2021

Alcance do rádio cresce em São Paulo. Mercado segue com quatro FMs acima de 2 milhões e mais três se aproximando dessa marca

Alcance do rádio cresce em São Paulo. Mercado segue com quatro FMs acima de 2 milhões e mais três se aproximando dessa marca
31/05/2021

As notícias continuam positivas quando o assunto é relevância do meio rádio perante a população residente nos principais centros brasileiros. Assim como ocorreu na medição de audiência, o alcance do rádio FM da Grande São Paulo também foi elevado em relação à pesquisa passada, esta que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. O mercado paulistano continua com quatro rádios acima de 2 milhões em alcance cada e 19 FMs acima de 1 milhão, números que comprovam o bom momento do rádio.

Líderes em alta

As estações de maior alcance no mercado de rádio de São Paulo apresentaram alta nesse quesito na comparação com a medição passada. Com isso, a líder Band FM 96.1 (popular/hits) volta a flertar com uma aproximação da marca de 3 milhões de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), representando também uma expressiva marca que supera os 14% de share no universo de ouvintes da Grande São Paulo. O avanço no número obtido pela Band FM foi expressivo.

Também é destaque o desempenho da Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), rádio que está consolidada como segundo maior alcance em São Paulo. Com as recentes movimentações do meio FM, a 100.9 FM aparece mais próxima da líder Band FM do que das demais FMs que aparecem na sequência do ranking FM em alcance 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

A Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), vice-líder geral de audiência e terceiro maior alcance do rádio paulistano, também apresentou uma alta consistente em seus números, o que mantém a estação consolidada acima da marca de 2 milhões em alcance 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque a aproximação de três rádios em relação à marca de 2 milhões em alcance (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/30 e 90 dias). Estão entre elas as estações Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) e Gazeta FM 88.1 (popular/hits), rádios que elevaram seus números em relação à medição passada. A Nativa FM 95.3 (popular), que segue acima dos 2 milhões, também elevou os seus números na atualização atual.

Mais destaques

89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) também apresentaram avanços expressivos em alcance e vão se distanciando da marca dos 1,5 milhão em alcance 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também aparecem bem acima dessa marca.

A CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) foi um dos destaques da atual medição ao apresentar uma forte alta em alcance, seguindo a elevação que também foi observada em seu índice de audiência. Com isso, a FM jornalística cravou uma marca histórica em alcance para a sua trajetória em São Paulo.

Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) também apresentam altas em alcance, registrando marcas expressivas em São Paulo.

Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) completam a seleta lista de 19 FMs acima da marca de 1 milhão em alcance 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). E duas não assinantes estão nesse “bolo” de rádios com alcances em destaque.

A título de curiosidade, vale lembrar que esses valores registrados por cada rádio são superiores às populações da grande maioria das cidades brasileiras (são 17 cidades acima de 1 milhão de habitantes em suas sedes, segundo estimativa do IBGE/2020)

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou à emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Fonte: Tudorádio
Foto de capa: Photo by israel palacio on Unsplash

Artigo anteriorSeis em cada dez afirmam que rádio é "extremamente ou algo confiável" quando o assunto é vacinaPróximo artigo Empresa voltada a streaming lança novo player que colabora com a monetização das rádios e podcasts no streaming

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Pesquisa revela o perfil dos ouvintes habituais de podcasts no Brasil09/12/2025
Rádio segue como meio essencial para impulsionar espírito natalino e vendas no varejo, apontam pesquisas09/12/2025
Estudo aponta redução no otimismo entre profissionais de marketing para 2026, apesar de expectativa positiva para o setor09/12/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp