SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
09/03/2021

ABERT sugere simplificação de regras para pequenas emissoras de radiodifusão dentro da Lei Geral de Proteção de Dados

ABERT sugere simplificação de regras para pequenas emissoras de radiodifusão dentro da Lei Geral de Proteção de Dados
09/03/2021

A ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) encaminhou à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) as contribuições à Tomada de Subsídio 01/21 para regulamentação da aplicação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para empresas de pequeno porte e startups, incluindo as emissoras de radiodifusão que fazem tratamento de dados pessoais.

A tomada de subsídio, encerrada na última segunda-feira (1º), busca identificar uma alternativa regulatória baseada no compromisso de garantir o direito de privacidade dos dados pessoais dos titulares, dar equilíbrio entre as regras constantes da LGPD e o porte do agente de tratamento de dados e incentivar a inovação e o desenvolvimento econômico.

Na contribuição apresentada, a ABERT sugeriu a simplificação das regras para as pequenas emissoras de radiodifusão e, em casos específicos, até mesmo a dispensa. Segundo a associação, a principal dificuldade e de maior impacto nas pequenas emissoras de radiodifusão é o custo com a instalação e manutenção de sistemas de segurança de dados, aparelhos necessários e a contratação de equipes especializadas para essa atividade, iniciativas que demandarão recursos superiores à capacidade e porte de pequenos agentes do setor. A eventual necessidade de se apontar um encarregado e a possibilidade de multas administrativas futuras também foram identificadas como preocupações do setor.

“O processo de adequação à nova legislação está associado a consideráveis custos financeiros e, também, dificuldades operacionais. A mudança de cultura com relação ao tratamento de dados pessoais tem o potencial de ser traumática e gerar resistência do setor se não for conduzida com parcimônia, de modo que uma compreensão da ANPD sobre as dificuldades se faz essencial para o próprio sucesso do processo de consolidação da política nacional de proteção de dados no país”, avalia o gerente de Assuntos Legais e Institucionais da ABERT, Rodolfo Salema.

Fonte: Tudorádio

Artigo anteriorACAERT esclarece quem, como e por que deve fazer o cadastramento de estação terrena de satélitePróximo artigo Kantar IBOPE: TV cresce durante pandemia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Ministério das Comunicações abre consulta pública para flexibilização e dispensa de retransmissão do programa ‘A Voz do Brasil’22/01/2026
5G do Brasil é o mais rápido da América Latina, aponta Ookla14/01/2026
Nova Lei do Multimídia e a Radiodifusão14/01/2026

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp