Durante dois dias, duzentos radiodifusores cearenses participaram das palestras, painéis de debates e workshops técnicos apresentados pelo Fala Ceará 2018, convenção anual promovida pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), em Fortaleza.
Na quarta-feira (5), nos fóruns de discussão sobre as perspectivas para o rádio e TV aberta, os palestrantes abordaram experiências e conhecimentos sobre as novas tecnologias que estão se inserindo no mercado.
O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, apresentou o panorama da radiodifusão brasileira, enfatizando a importância de o rádio garantir seu espaço, com uma programação e conteúdo direcionado ao seu público alvo. Flores disse estar otimista com as mudanças promovidas pelas novidades tecnológicas.
“O rádio e a TV não vão desaparecer. Esses meios estão se modernizando e vão se adaptar às mudanças. Aqueles meios que estudam e conhecem o seu mercado, terão o seu espaço assegurado”, afirmou.
Flores anunciou ainda o lançamento da campanha “Smart é ter rádio FM de graça”, que incentiva o consumidor a escolher um modelo de celular que tenha o chip FM desbloqueado. Ele apresentou as peças publicitárias, como banners, spots para rádios e vídeos, que serão veiculadas pela campanha desenvolvida pela ABERT com parceria das associações estaduais. O material estará disponível para divulgação em janeiro do próximo ano.
A ABERT já está atualizando a lista de marcas e modelos de celulares que têm o dispositivo FM ativado, para facilitar a consulta dos interessados em trocar ou comprar um aparelho novo.
“Com o FM liberado no celular, o ouvinte não precisa pagar por um pacote de internet e pode levar o rádio para qualquer lugar”, lembrou.
Segundo Flores, “2019 será o ano de valorização dos meios rádio e TV”.
JORNADA ABOIO DE COMUNICAÇÃO
Paralelamente ao Fala Ceará 2018, foi realizada a Jornada Aboio de Comunicação. Além de workshops durante o dia, os radiodifusores cearenses participaram da solenidade de entrega do Prêmio Aboio de Comunicação para as melhores propagandas de rádio e televisão veiculadas no estado. Noventa e cinco peças de agências de publicidade e propaganda e 15 trabalhos com assinatura de estudantes universitários concorreram ao prêmio.
Fonte: ABERT