SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina
  • HOME
  • SERT/SC
  • JURÍDICO
    • Convenções Coletivas
    • TERMO ADITIVO CCT 2024
    • Convenção Coletiva de Trabalho SC, com exceção da região norte/nordeste de SC
    • Constituição Federal
    • Constituição do Estado de Santa Catarina
    • Guia Classificação indicativa para rádio
    • CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas
    • Decreto 9.329 de 2018
    • Decreto lei 84.134 de 1979
    • Lei 6.615 de 1978 Radialista
    • Decreto Lei 972 de 1969 Jornalista
  • ARTIGOS
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA
  • PROJETOS
    • CAPACITA RADIODIFUSÃO
    • NEGÓCIOS LUCRATIVOS SC
    • MINUTO VENDAS
  • FALE CONOSCO
20/02/2019

Confira 4 erros que a equipe comercial da rádio não pode cometer!

Confira 4 erros que a equipe comercial da rádio não pode cometer!
20/02/2019

Conquistar e se relacionar com clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Quando falamos do mercado de rádio, muitas vezes, a equipe comercial comete alguns erros básicos que podem prejudicar a empresa como um todo, sem que os gestores identifiquem a origem do problema.

Pensando nisso, listamos os quatro principais erros cometidos pelas equipes comerciais nas rádios. Confira!

1. Basear o preço na concorrência

Um dos erros mais comuns da equipe comercial de grande parte das rádios é a dificuldade em fixar um preço em seus anúncios, o que leva muitas dessas empresas a basear os seus valores cobrados pela concorrência. Com isso, a tendência é que se estabeleça uma verdadeira guerra de preços que será negativa para o mercado como um todo.

Para não cair nessa armadilha, é importante que o preço dos seus anúncios seja construído estrategicamente, levando em consideração os custos da sua rádio e os benefícios oferecidos. Ao fazer isso, além de beneficiar o seu negócio, você terá argumentos realmente relevantes para convencer os anunciantes.

2. Não oferecer as informações desejadas

Como é a abertura da sua equipe comercial aos potenciais clientes? O atendimento é facilitado? As informações estão bem visíveis e compreensíveis em seu site ou mídia kit? Dificultar o acesso aos dados comerciais é ruim para a estratégia de marketing e pode gerar uma imagem negativa da sua emissora.

Por isso, é importante passar todas as informações e tabelas de valores para os seus potenciais clientes de forma clara, acessível, precisa e mais objetiva possível. Assim, você evita que eles sejam atraídos e conquistados pela concorrência.

3. Não acompanhar as tendências do mercado

O mercado de publicidade para rádios está se atualizando e a sua empresa precisa acompanhar essas mudanças. Já existem novas e eficientes maneiras de anunciar e, ao ignorar essas tendências, você provavelmente ficará para trás.

Além de se manter sempre atualizada sobre as novidades no mercado, a equipe comercial precisa estar capacitada para trabalhar essas técnicas e metodologias diariamente. Dessa forma, os profissionais serão capazes de desenvolver novas formas de comercialização.

4. Não buscar novos anunciantes

Embora fidelizar os clientes atuais seja fundamental para o bom funcionamento de uma rádio, é preciso também prospectar novas possibilidades de anunciantes. Levando em consideração que os anúncios não cairão do céu, sua equipe precisa estar sempre ativa para buscar novas oportunidades de negócio.

Ao se acomodar e limitar o número de clientes, você corre o risco de sofrer cortes de verba repentinos, atrapalhando o faturamento do negócio como um todo. Por isso, é importante contar com um número significativo de anunciantes.

Como você pode perceber, os erros cometidos pela equipe comercial podem impactar a rádio como um todo. Entretanto, ao realizar um alinhamento eficiente entre as equipes, é possível gerar diversos benefícios para a emissora, garantindo uma otimização de resultados.

Agora que você já sabe como evitar os principais erros da equipe comercial no seu negócio, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as principais dicas e tendências do mercado de rádio e TV.

Fonte: Teletronix

Artigo anteriorCurso online da ABERT/AERP ensina a avaliar uma emissoraPróximo artigo Presidente do SERT/SC participa do fórum de radiodifusão da MCTIC em Brasília

SOBRE O SERT/SC

O SERT/SC posiciona-se hoje como uma das entidades mais ativas e respeitadas da comunicação brasileira.

Posts recentes

Levantamento: Migração AM-FM acelera novamente e Brasil registra mais de 1.180 emissoras ativas no dial FM05/09/2025
Cobertura de 5G no Brasil já supera meta prevista para 2027, aponta Anatel05/09/2025
Rádio segue como principal canal de escala e confiança para anunciantes nos EUA, diz relatório29/08/2025

Categorias

  • Artigos
  • Avisos
  • Convenção Coletiva
  • Cursos EAD
  • Destaques
  • Entrevistas
  • Geral
  • Jurídico
  • Legislação
  • Notícias
  • Política
  • Seminário SERT/SC

Nosso endereço

Rua Saldanha Marinho, 374
Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88010-450

Telefone

Telefone: (48) 3225-2122

desenvolvido alcalineweb

WhatsApp