O rádio chega a todas as classes e uma grande audiência diariamente
O Diz Aí, espaço do Tudo Rádio que abre para a colaboração de artigos sobre o rádio, trás um texto sobre as vantagens do anuncio em rádio utilizando exemplos de marketing nas áreas de imóveis, carros, entre outros. São abordados vários pontos que reforçam a importância da mídia radiofônica e os efeitos que ela pode causar para o anunciante. Acompanhe:
Como funciona o marketing para rádio e quais as vantagens de se anunciar nas emissoras
Fazer propaganda de um produto ou serviço é uma forma de influenciar os consumidores a utilizar ou usufruir dos trabalhos oferecidos pela empresa. É a forma mais poderosa de mostrar para o público a sua presença atuante no mercado. Por exemplo, não adianta somente colocar uma placa de apartamento para alugar no Centro, é preciso dar publicidade através dos meios de comunicação para que todos saibam da vaga que está disponível, senão o tempo para conseguir preencher essa locação pode ser ainda muito mais demorado. A propaganda, já diziam os mais velhos, é a alma do negócio. Essa afirmação se deve ao fato dos veículos de comunicação serem poderosos aliados da publicidade e por meio deles podemos verificar várias mudanças geradas na sociedade. Diversos produtos e serviços tem a sua qualidade mensurada através dos resultados alcançados após a sua exposição em uma das mídias.
A televisão tem a magia da imagem, que desperta no consumidor a vontade de consumir determinado produto ou serviço. Mas o rádio, promove a imaginação e desperta o lado lúdico das pessoas, por isso é uma grande ferramenta de marketing. A maioria das pessoas escuta rádio, seja na hora de ir para o trabalho ou escola, dentro do carro, em casa, durante o expediente. O rádio é o companheiro de jornada de muitos brasileiros, por isso é um dos veículos de comunicação tradicionais que tem maior alcance de público.
A propaganda de rádio
Via de regra essa mídia alcança uma boa parcela da população, porém nem todos consumem a rádio AM e FM. Para os anunciantes, aqueles produtos e serviço que tem um custo mais baixo, são os que atraem melhor retorno nesta mídia. De contrapartida, o preço da publicidade também é mais baixo que no seu concorrente direto, a televisão, por exemplo.
Não importa o serviço ou produto, pode ser uma lista de imóveis em Curitiba que estão disponíveis para locação ou até mesmo o lançamento de um grande empreendimento imobiliário, tudo pode ser anunciado no rádio.
Uma característica bem interessante desse veículo de comunicação é que como as pessoas não estão vendo o produto que está sendo anunciado, a propaganda deve ser veiculada por diversas vezes para marcar e criar o interesse por parte do público.
Vantagens do marketing para rádio
Segundo os institutos de pesquisas brasileiros, mais de 80% dos brasileiros possuem rádio em casa ou se diziam ouvintes diários da programação. Com isso, investir em publicidade para esse veículo de comunicação é garantir que, pelo menos, boa parte dos mais de 200 milhões de brasileiros tenha acesso ao seu produto que está sendo vendido. Mas aqui separamos algumas vantagens direta desse tipo de publicidade:
• O rádio é uma mídia segmentada, por isso é possível se comunicar com uma linguagem adequada com cada segmento;
• O rádio atinge uma grande parcela de ouvintes simultaneamente; • As rádios criam perfis e comunidades em cidades e estados de forma diferenciada, por isso se tornam referência para sua audiência;
• As rádios têm a função de informar e prestar serviços, por isso a maioria dos motoristas mantém uma estação conectada para se manter informado enquanto está preso no trânsito, por exemplo;
• Os custos de publicidade são mais baixos;
• Permite que a campanha seja repetida diversas vezes durante a programação;
• A informação é fixada na mente do ouvinte pela repetição;
• Agilidade no processo de criação de peças publicitárias e inserção em espaços;
• O rádio não demanda da atenção total do ouvinte, por isso alcança um número maior de pessoas por hora;
• Atinge a todos os ouvintes, sem distinção de classe social. Pode ser considerado o veículo de comunicação mais democrático.
O público segmentado
Se você tem uma kitnet para alugar, coloca um anúncio na rádio e rapidamente você vai encontrar um novo inquilino. Esse conselho você pode ter escutado diversas vezes, em diferentes situações. Tudo que você divulga na rádio tem um retorno rápido, e possivelmente trará resultados.
Esse entendimento é antigo, mas vale para os dias de hoje, mesmo com o avanço tecnológico e as facilidades da internet em um click na palma da mão, muitas pessoas não dispensam as programações diárias das rádios para se informar ou se manter conectado com os seus apresentadores prediletos.
Para investir em marketing para rádio, a primeira tarefa é segmentar o público que se pretende atingir. Cada rádio e programa tem uma audiência qualificada, e diante do que se espera de retorno por parte do anunciante, bastante buscar essa segmentação do ouvinte.
O rádio alcança o público alvo da campanha em cheio, garantindo mais audiência e retorno que a televisão, por exemplo, porque não precisa que o ouvinte esteja prestando atenção, a repetição da informação enquanto ele executa as suas tarefas faz com que a campanha de marketing se fixe na sua mente, por isso ele busca mais informações quando o produto ou serviço interessa.
Por que escolher o marketing de rádio
Após fazer uma análise completa do segmento que busca atingir e do melhor horário para a veiculação do anúncio, escolher o rádio tem a vantagem da fixação do comercial, da repetição intervalada do anúncio, que faz com que o desejo de obter mais informações ou até mesmo o produto, se desperte no ouvinte.
Criar uma campanha de rádio depende apenas de um bom roteiro para contar a história sobre o seu produto, no mais o importante é despertar o interesse no imaginário do ouvinte.
O receptor precisa ter as informações precisas e corretas, que mexam com o seu imaginário e criem a necessidade de compra. Sem o auxílio de recursos como imagens e vídeos, o rádio exige que a campanha seja direta e precisa para surtir o resultado esperado.
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Fonte: Tudo Rádio, por Marina Oliveto.