O investimento em anúncios de rádio está estável, mas a ascensão do áudio digital apresenta uma nova fronteira
A publicidade de rádio e áudio digital é o foco do mais recente relatório mensal de “Tendências de anúncios globais da WARC”, resumindo insights atualizados e evidenciando o pensamento da indústria mundial de publicidade.
Após uma análise da WARC – a autoridade internacional sobre publicidade e eficácia de mídia – com dados relativos aos 96 mercados incluídos em seu banco de dados Adspend, descobriu-se que os gastos com publicidade de rádio totalizaram US$ 32 bilhões em 2017, e deverá aumentar 1,3. % este ano.
Rádio de transmissão atinge três quartos das casas nos principais mercados a cada semana
Em média, a rádio chega a 75% das residências todas as semanas nos 12 principais mercados da WARC – Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Os dados mostram que o alcance é maior na China com 98% ou 457,5 milhões de lares em 2017. Enquanto os EUA com 77% – com 97,2 milhões de lares alcançados – é o segundo maior entre os mercados medidos.
Os dados mostram que, embora a parcela de publicidade global veiculada em rádio tenha diminuído 1,6 ponto percentual para 7,2% na década até 2017, o meio ganhou participação nos gastos de exibição na maioria dos principais mercados desde 2008 – principalmente na China, o segundo maior mercado de rádio do mundo, com investimentos de US $ 6,5 bilhões. Isso equivale a uma participação de 6,4% de todos os gastos com mídia no mercado chinês no ano passado, um aumento de 1,2 pp desde 2008.
A participação da rádio também subiu na Índia (+0,6pp), Alemanha (+ 0,5pp), Austrália (+ 0,5pp), Canadá (+ 0,5pp), Itália (+ 0,1pp) e França (+ 0,1pp) no período.
Grande parte da quota global da rádio foi corroída por uma queda de 4,0 pontos percentuais nos EUA, o maior mercado de rádio do mundo com US$ 13,6 bilhões em 2017 (44,1% de todo o gasto de rádio em todo o mundo). Com a queda do investimento em rádio nos EUA, a participação de mercado de anúncios no meio rádio cresceu globalmente 1,0p.p. nos últimos dez anos.
Àudio digital nos EUA deve chegar a US $ 1,6 bilhão este ano
Embora os gastos com transmissão de rádio tenham caído nos EUA a cada ano desde 2012, os anunciantes dos EUA estão investindo mais em formatos de áudio digital, particularmente em plataformas de streaming, como o Spotify.
39 milhões de adultos americanos agora possuem um alto-falante inteligente, que funciona sem fio por comandos de voz e é integrado a um assistente virtual, e dois em cada cinco (39%) estão usando a tecnologia tradicional do rádio AM / FM. No entanto, 71% dos proprietários dizem que estão ouvindo mais áudio desde a compra de um alto-falante inteligente.
A WARC acredita que os anunciantes dos EUA gastarão US $ 1,6 bilhão em publicidade de áudio digital este ano, a maioria dos quais (81,3% – US $ 1,3 bilhão) será entregue via dispositivos móveis. Pesquisas separadas no Reino Unido mostram que as capacidades de direcionamento da publicidade em áudio digital são particularmente atraentes para os profissionais. A descoberta ocorre em um momento em que os relatórios da empresa mostram que quase metade (49%) das impressões de anúncios do Spotify foram entregues programaticamente – utilizando dados do consumidor – no ano passado.
O patrocínio de podcast oferece aos consumidores uma clara troca de valores Embora a publicidade em podcast seja recente, os dados mostram que o formato superou o vídeo precedente ao impulsionar a intenção de compra em 57% dos casos. Quase quatro em cada cinco (78%) consumidores dos EUA disseram que não se importavam com os anúncios ou mensagens de patrocínio porque sabiam que eram um meio de apoiar o podcast. Isso sugere que a maioria dos consumidores entende a troca de valor da publicidade por podcast.
Resumindo, James McDonald, editor de dados da WARC, diz: “O rádio continua a ser um marco para os anunciantes, e sua participação no investimento em display cresceu na maioria dos principais mercados, principalmente na China, onde o alcance é alto e os CPMs são baixos comparados a outras mídias.
“Nos EUA, os anunciantes estão investindo mais em áudio digital, atraídos pelos recursos de segmentação do formato em plataformas como o Spotify. O patrocínio de podcast também apresenta uma oportunidade, já que os consumidores parecem dispostos a tolerar publicidade em troca de apoio ao conteúdo que amam”.
Análise de mídia global: um resumo de áudio digital e de rádio
– 16% dos consumidores dos EUA que já possuem um alto-falante inteligente
– 18% do adspend de áudio direcionado para formatos digitais nos EUA
– 57% dos anúncios de podcast que superaram o pre-roll vídeo aumentando a intenção de compra
– 62% dos profissionais de marketing que concordam com a segmentação aprimorada levarão a um aumento na publicidade em áudio digital
– 64% dos usuários da Internet que também usam um serviço de streaming de áudio on-line
– 75% do alcance médio das famílias para transmissão de rádio nos principais mercados
WARC Data está disponível somente para assinantes. Para mais informações consulte https://www.warc.com/data
FONTE: Acontecendo Aqui.