Diplomata indicado pelo presidente Temer não tem experiência na área e fica no cargo até dezembro
O embaixador Alexandre Parola, 52 anos, assumiu nesta quarta-feira, 2, a presidência da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Foi nomeado pelo presidente Michel Temer para o lugar do jornalista Laerte de Lima Rimoli, exonerado hoje.
A mudança foi motivada por um pedido de Rimoli para sair do cargo. O jornalista está de mudança para os Estados Unidos, onde sua mulher mora desde agosto de 2017. Temer optou por dar a vaga a seu porta-voz. Parola é diplomata e não tem experiência em veículos de comunicação.
O novo presidente da EBC deverá ficar no cargo até dezembro. Foi indicado pelo presidente da República para exercer o cargo de delegado permanente do Brasil junto à OMC (Organização Mundial do Comércio) em Genebra (Suíça). Caso o Senado confirme sua indicação, Parola deve seguir para a Europa no início de 2019.
Alexandre Parola é diplomata de carreira há 31 anos, pós-doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e professor do Instituto Rio Branco, responsável pela formação de diplomatas. Em missões diplomáticas, ele serviu em Washington, Londres, Genebra e Santiago. É especialista em negociações comerciais e multilaterais, além de temas relacionados a direitos humanos.
Em 2002, o embaixador foi porta-voz da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso. Em outubro de 2016, foi nomeado porta-voz do presidente Michel Temer.
Com informações da EBC