O Gired (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) se reúne na próxima segunda-feira (23) para decidir se Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) terão a data do desligamento do sinal analógico mantida para a quarta-feira (25). A decisão depende do resultado da pesquisa do Ibope, que será divulgada na reunião: pelo menos 90% dos domicílios devem estar aptos a receber a televisão aberta digital, como exigido pelo Ministério das Comunicações.
De acordo com a última pesquisa, do dia 28 de agosto, Vitória estava com 80% de digitalização e Rio de Janeiro, com 76%.
Atualmente, cerca de 73% das 182 mil famílias do Espírito Santo beneficiárias de programas sociais do governo federal com direito a receber os kits digitais gratuitos, com conversor, antenas e cabos, já retiraram o benefício. No Rio de Janeiro, as retiradas estão em 69% de quase 1,3 milhão de kits que deverão ser entregues.
“O Rio de Janeiro, em especial, teve um crescimento surpreendente na digitalização, mas ainda é um grande desafio. Nossos associados, aliados à Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), estão trabalhando vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, pois a capital carioca e cidades vizinhas são o segundo mercado brasileiro de televisão. Mas nossos esforços não terminam aí, pois as cidades do interior de São Paulo com desligamento marcado para 29 de novembro, que são Ribeirão Preto, Campinas, Franca, Santos e Vale do Paraíba, têm nos preocupado pela baixa quantidade de agendamentos e entregas do kits digitais. Isso tem impactado as pesquisas de digitalização, que mostram a necessidade de aumentar esforços para alcançar a porcentagem mínima exigida pelo MCTIC”, afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.
Na última pesquisa do interior de São Paulo, realizada pelo Ibope em 24 de setembro, Ribeirão Preto estava com 76% de residências aptas a receber o sinal digital, Campinas com 80%, Franca com 69%, Santos com 83% e Vale do Paraíba com 78%. A entrega dos kits digitais ainda não chegou a 50% em nenhuma dessas regiões.
“A distribuição dos kits no Brasil é um desafio logístico. Até o final de 2017, serão entregues quase 4 milhões de kits. Até agora, já agendamos 69% e entregamos 67% da meta do ano de 9 milhões”, afirma Antonik.
TVs de MG precisam de atenção
Em Belo Horizonte (MG) e outras 38 cidades mineiras, o desligamento da TV analógica está próximo de acontecer, em 8 de novembro. Enquanto a digitalização caminha bem – 81%, segundo a pesquisa do Ibope de 11 de setembro -, as emissoras ainda são a preocupação. Grande parte das TVs das cidades que serão desligadas ainda não está pronta para transmitir o sinal digital.
“A digitalização das emissoras exige enorme esforço de engenharia, mas, principalmente grandes investimentos de capital. Como muitas retransmissoras são de propriedade de prefeituras municipais, a maioria dessas não tem nenhum dos dois requisitos mencionados”, ressalta o diretor geral da ABERT.
PR, SC e RS terão novidade
Na próxima segunda-feira (23), também será revelado o resultado da primeira pesquisa do Ibope para Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e regiões metropolitanas. O desligamento nesses locais está marcado para 31 de janeiro de 2018.
Vídeos gratuitos alertam sobre desligamento
A ABERT preparou uma série de vídeos sobre o desligamento da TV analógica para ajudar as emissoras a cumprir as determinações do MCTIC e alertar a população sobre o processo que está por vir. As TVs podem veicular em sua programação cinco vídeos com download gratuito que explicam o que deve ser feito para que a TV aberta, única a oferecer ao telespectador notícias, serviços e entretenimentos gratuitos, tenha o sinal digital, com melhor qualidade de imagem e áudio (clique aqui para baixar).
As animações de 30 segundos cada esclarecem sobre a necessidade de adquirir um conversor digital, instalar a antena corretamente, e como as famílias que participam de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família ou o Minha Casa Minha Vida, podem receber um kit gratuito. Para obter mais informações, basta ligar para 0800 940 2104.
As emissoras associadas da ABERT que tenham interesse em realizar eventos, feirões e promoções, podem entrar em contato com a Associação pelo número (61) 2104.4613 ou pelo email imprensa@abert.org.br.
“Temos muitas ideias e experiências que podemos compartilhar com os radiodifusores”, conclui Antonik.
Patrulha e Feirão Digital
A Patrulha Digital visitará o Bairro Padre Gabriel, em Cariacica (ES), no sábado (20). O projeto é uma iniciativa da Seja Digital e conta com a participação de alunos voluntários que recebem instruções e treinamento para levar informações à população sobre a migração do sinal analógico de TV para o digital.
Vila Velha (ES) terá Feirão Digital no sábado (20) e domingo (21), no Shopping Boulevard. Essa já é a terceira edição na cidade. Até agora, foram mais de 50 mil kits digitais vendidos e filas de pessoas esperando a abertura dos feirões.
No Rio de Janeiro (RJ), acontecerão 15 Feirões Digitais neste fim de semana em shoppings e calçadões da cidade. Os eventos são promovidos para estimular a compra de kits digitais a preços competitivos e melhores condições de parcelamento para a população.
Além do Mercadão de Madureira, calçadões de Campo Grande, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, shoppings São Gonçalo, Grande Rio, Caxias e Bangu, o Feirão Digital vai acontecer em outros sete novos locais: Itaboraí, Piabetá, Queimados, Belford Roxo, Niterói, Santa Cruz e Itaguaí.
Nos feirões, será possível, também, visitar os stands informativos da Seja Digital para tirar dúvidas e saber mais sobre os kits digitais gratuitos distribuídos para beneficiários de programas sociais do governo federal.
Fonte: ABERT.